O ITS ? Instituto de Tecnologia de Software de São Paulo e da Fundação Vanzolini firmaram parceria para implementar grupos cooperativos de empresas interessadas na certificação MPS.BR, um dos principais objetivos do programa ComQualidade, lançado em abril para aumentar a competitividade da indústria brasileira de software por meio da melhoria dos níveis de qualidade e de produtividade, conferindo padrão internacional aos desenvolvedores nacionais.
Como parte do acordo, as duas instituições irão organizar e a coordenar, em conjunto, cursos de formação, capacitação e aperfeiçoamento de profissionais, sejam abertos ou in company. Além disso, a Fundação Vanzolini e ITS desenvolverão pesquisas relacionadas à produção de software, parcerias com universidades e centros de pesquisa; responderão pelas atividades de certificação e avaliação de processos, entre outras ações.
Conforme explica Mauro Spínola, diretor da Fundação Vanzolini e um dos idealizadores da parceria, a meta é colocar as empresas e os profissionais do setor no mesmo nível dos profissionais dos países desenvolvedores de tecnologia.
O projeto MPS.BR tem como propósito planejar a formação de um grupo de empresas que tenham interesse na preparação e avaliação de seus processos de software com base no modelo de referência MPS.BR, atendendo e contando com os benefícios do comunicado Softex MPS.BR 20/2005, que permitirá, dentro de suas regras, que a empresa possa receber aporte financeiro de parte do valor do projeto.
O ITS e a Fundação Vanzolini organizarão uma estrutura de gestão e de controle para que o projeto possa ser conduzido e que permita que as empresas do grupo atinjam seus objetivos.