O itSMF Brasil ? capítulo brasileiro do fórum internacional que desenvolve e promove as melhores práticas em TI por meio da disseminação do padrão ITIL ? anuncia o início das operações do LIG (Local Interest Group, grupo de interesse local) em Minas Gerais. ?Estamos honrados em levar a bandeira das melhores práticas de TI à terceira maior força econômica do Brasil; a pujança de uma região que em 2004 alcançou um PIB de R$ 166,5 bilhões é, para nós, uma seara fértil para a implantação do ITIL?, observa Geraldo Coen, presidente do itSMF Brasil.
Segundo ele, Minas Gerais se destaca, ainda, por contar com grandes empresas de capital nacional e raízes locais, que hoje são líderes em seus segmentos de mercado. Nesse grupo, encontram-se distribuidores como Martins e Peixoto, a empresa de locação de veículos Localiza, e a transportadora Líder Táxi Aéreo, entre várias companhias.
?Com a criação do LIG-MG, essas e outras corporações passarão a ter acesso direto ao que de mais avançado se desenvolve no mundo em termos de melhores práticas de TI. Trata-se de um salto de qualidade nos processos internos de companhias que, com isso, devem ganhar ainda mais competitividade?, diz Coen. Ele aponta, ainda, o impacto da cultura ITIL na formação dos profissionais de TI da região. ?A inauguração do LIG-MG irá facilitar ainda mais a troca de conhecimento entre os profissionais mineiros de TI e as pessoas que criam as normas internacionais que regem esse mercado.? Hoje com quatro empresas representadas em seus quadros, o LIG-MG deve contar, até o fim deste ano, com cerca de 60 associados.
O moderador do LIG-MG é Vanderson Sena, diretor comercial da integradora de soluções de TI Halógica. ?O mercado mineiro de TI já está maduro para a mensagem do itSMF. Acreditamos que tanto fornecedores de soluções e serviços como os usuários, estão prontos para usufruir da riqueza de informação e formação que marca esse fórum e, muito especialmente, o capítulo que estamos inaugurando em Minas Gerais?, diz o executivo.
Para Sena, o início das operações do LIG-MG, que acontece juntamente com o evento de lançamento oficial da nova sede da Halógica, realizado nesta segunda-feira (22/5) em Belo Horizonte, é um divisor de águas no mercado. ?A agressividade e competência das empresas mineiras já é algo provado. Com o suporte do LIG-MG, ficará fácil para a área de TI dessas companhias atuar segundo as melhores práticas e, por essa razão, dinamizar ainda mais os negócios da empresa.?
Segundo Sena, além da Halógica, encontram-se, hoje, outras três empresas representadas no LIG-MG. ?Estamos atuando lado a lado com a Mincom International, multinacional australiana especializada em soluções de ERP, a mineradora Anglo Gold e a empresa de processamento de dados de Belo Horizonte, a Prodabel?.
Para Geraldo Coen, a constituição do LIG-MG é um retrato da força da economia e da cultura de TI de Minas Gerais. ?Vale a pena observar que o grupo de interesse local do itSMF já nasce organizado de forma muito equilibrada, com 50% dos membros representando fornecedores de soluções de TI e a outra metade representando grandes usuários de TI da região?, comenta.