Nesta segunda-feira (22/5), em Belo Horizonte, foi anunciada oficialmente a criação da integradora Halógica Tecnologia, empresa originaria do departamento de redes e telecomunicações da Microcity, que surge com novo comando acionário e investimentos da ordem de RS$ 8 milhões em infra-estrutura, na criação de um briefing center para simulação de aplicação aos clientes e nas operações da empresa.
A estratégia da empresa, que acumula 16 anos de experiência na área de integração de sistemas e começa com cerca de 70 funcionários e escritórios em quatro estados, é fornecer soluções de segurança, LAN/WAN, telefonia IP, teleconferência, contact center, tendo como parceira a Cisco.
Recentemente, a empresa desenvolveu um framework batizado de Hiris, baseado em disciplinas ITIL que viabiliza o controle total dos serviços prestados ou dependentes da área de TI ?ITSM ? Information Technology Service Management.
Segundo explicou Ricardo Henrique Horta, gerente de produto da Halógica, ?ele foi desenvolvido em parceria com cinco CIOs de três diferentes mercados verticais, dois dos quais já implantaram como beta-teste, com o objetivo de oferecermos uma solução que vá de encontro às necessidades de tomada de decisão para os negócios da empresas?.
A solução é capaz de monitorar servidores, roteadores, swicthes, cabeamento, sistemas operacionais como HP-UX, IBM-AIX, Linux e Windows e banco de dados, como Oracle, SQL Server e DB2.
Horta disse ainda que a governabilidade e transparência em TI do produto não estão apenas no controle das configurações, mas em processos internos, como desenvolvimento de aplicativos, correções de sistemas, controle de distribuição e propriedade, compra e recebimento de serviços.
A meta da empresa é faturar RS$ 30 milhões neste ano com o objetivo de chegar a RS$ 150 milhões em 2010, diz Vanderson Sena, diretor comercial da Halógica. ?Investimentos mais de R$ 500 mil só no briefing center, denominado Hall 2020 por causa de arquitetura futurista, para que o cliente possa comprovar os benefícios das nossas tecnologias antes de fazer qualquer investimento?, complementa.
A empresa deve receber a certificação Gold da Cisco no próximos mês, além disso, é uma das primeira empresas a completar 9 das 10 práticas do modelo ITIL da melhores práticas de TI para gerência de serviços sob a ótica da governança corporativa.
Além disso, contra com uma rede de 165 centros de atendimento técnico autorizados, atuando em 1.750 cidades nos 27 estados, tendo como principal cliente a Embratel. Tem parceria ainda com a Tandemberg, Linksys e HP.