Os negócios envolvendo a tecnologia de identificação por radiofreqüência (RFID) devem registrar crescimento de dois dígitos ao longo dos próximos anos, levando a um mercado mundial US$ 9,7 bilhões em 2013, de acordo com a empresa de pesquisas ABI Research. A consultoria projeta que o RFID vai experimentar uma taxa de crescimento composto anual de 15% no período de cinco anos.
"Essa projeção evidencia um mercado que está crescendo de forma robusta", disse o analista Michael Liard, da ABI. "As tendências de mercado continuam a ser positivas para todas as categorias de produtos da tecnologia RFID. Nós verificamos que o RFID terminou 2007 forte, e prosseguiu num ritmo bastante saudável primeiro trimestre deste ano."
Apenas no mês passado, a Airbus SAS assinou um contrato multimilionário para utilizar a tecnologia RFID para racionalizar a sua cadeia de suprimentos e operações fabris. A IBM e OatSystems estão fornecendo tecnologia RFID para o projeto, que teve uma fase piloto de mais de um ano.
A gigante varejista Wal-Mart, que havia interrompido seu projeto de RFID, após ter levado seus 600 principais fornecedores a investirem na implementação das etiquetas inteligentes, disse recentemente que voltou a olhar para o programa. Segundo a empresa, hoje muitos dos seus fornecedores, que representam cerca de três quartos do volume de vendas da empresa, já utilizam a tecnologia RFID "algum grau". E agora a empresa está procurando para aumentar esse número
"O crescimento futuro do mercado RFID virá a partir de muitas fontes e aplicações", disse Liard. Ele citou como exemplo as aplicações para mercados verticais, bem como aquelas para controle de ativos, de segurança e controle de acesso e gestão da cadeia de suprimentos, que são comuns a uma série de setores.