A fabricante de discos rígidos para computadores Seagate divulgou a compra de 64,5% da LaCie, francesa que produz HDs externos e outros hardwares para armazenamento. A aquisição, feita com dinheiro em caixa, precifica a 4,05 euros cada ação em posse do CEO da LaCie, Philippe Spruch, e seus afiliados. O restante das ações serão gradativamente oferecidas para venda. Com isso, o valor total da compra chega a 186 milhões de euros.
O pagamento representa o pagamento de um bônus premium de 29% com base no valor das ações nos últimos 30 dias, contados até 22 de maio. Além disso, o preço pode ter uma elevação de 3% até a venda de 95% dos papéis e direitos de votos no conselho nos seis meses posteriores à conclusão da aquisição, com finalização prevista no terceiro trimestre.
A compra tem como objetivo acelerar o desempenho da Seagate no mercado de consumidores finais, especialmente na Europa e no Japão. De acordo com a fabricante, a transação será neutra no balanço do ano fiscal vigente.
Os produtos da LaCie são populares entre usuários de Macs, mercado no qual a Seagate sempre teve dificuldades na entrada.