Uma solução de TI Verde para gerenciamento de impressões e documentos aumentará a produtividade e a sustentabilidade de 159 unidades de atendimento das seis marcas regionais do Grupo Fleury, que possui um portfólio com mais de 3,5 mil diferentes tipos de testes em 37 áreas diagnósticas, realizando cerca de 56 milhões de exames e atendendo 9 milhões de clientes em 2013.
A nova solução desenvolvida pela LSK e Xerox emprega tecnologia de cera sólida para otimizar o uso de suprimentos com maior qualidade de imagem, economia de energia e controle de resíduos. O projeto faz parte de um movimento de modernização idealizado pelo Grupo Fleury para aumentar a sustentabilidade do seu ambiente como filosofia de trabalho.
O emprego de cera sólida reduz em até 90% o volume de resíduos em comparação aos modelos convencionais de impressão baseados em outro tipo de tecnologia. A cera sólida possibilita ainda uma melhor eficiência energética, utilizando 30% a 40% menos energia para produzir o mesmo volume de páginas impressas.
A qualidade de impressão, mesmo em mídias recicladas, permite que os equipamentos instalados nos escritórios do Fleury também possam ser usados para aplicações mais sofisticadas, como o diagnóstico por imagem.
Ao todo, são 1.160 novos equipamentos entre impressoras e multifuncionais ColorQube 8570 e 8870 integrados sob o ambiente chamado Xerox Partner Print Service (XPPS). Trata-se de nova plataforma de gestão que permite o monitoramento permanente de todo o ambiente, antecipando ações corretivas e que busca oportunidades de economia continuada de custos a partir de um parâmetro mínimo de 50% em relação ao modelo laser utilizado anteriormente.
A solução XPPS, que fica hospedada na nuvem, integra a Xerox e a LSK em um único ambiente de monitoramento com mapeamento total da demanda de impressão. O painel de controle pode identificar de forma proativa falhas operacionais e mecânicas, e verifica a necessidade de troca de suprimentos e abastecimento de papel em tempo real, aumentando a disponibilidade de todo o sistema e agregando uma melhor gestão do custo total de propriedade de cada equipamento por parte do Grupo Fleury.
"A solução implementada para o Grupo Fleury é um dos melhores exemplos do que o XPPS pode trazer de benefícios para a indústria por meio das revendas terceirizadas – chamadas de canais. A nova plataforma vai além do que se conhece no mercado de outsourcing (terceirização) de impressão, agregando amplo conhecimento ao canal e mais informação para tomada de decisão do cliente", explica Márcio Mattos, diretor-executivo de Canais da Xerox do Brasil. Com informação e gestão aprimorada do custo total de propriedade do ambiente como um todo, o Grupo Fleury rentabiliza melhor seu investimento podendo dedicar esforços naquilo que faz de melhor: agregar mais eficiência e qualidade aos diagnósticos que entrega todos os dias para os clientes de suas marcas", complementa Mattos.
A economia proporcionada pela tecnologia de cera sólida é ampliada com as funcionalidades ecológicas da linha ColorQube. A arquitetura dos equipamentos ColorQube foi concebida para otimizar o uso de energia, além de reduzir a necessidade de armazenamento de suprimentos e não gerar resíduos com embalagens plásticas. Os insumos para reposição ocupam um espaço físico consideravelmente menor e o número de intervenções técnicas ao equipamento também são muito menores.
Segundo o gerente de Sustentabilidade do Grupo Fleury, Daniel Périgo, a redução no consumo de papel e de geração de resíduos é um tema constante da agenda ambiental da empresa. "O Grupo Fleury é reconhecido por suas ações de sustentabilidade. O uso de insumos menos agressivos, econômicos e a diminuição de volume de impressão são pontos importantes para nós", avalia o executivo.
"A LSK implantou inicialmente os equipamentos de cera sólida no Fleury, o que demonstrou ao grupo o ganho em qualidade de impressão dos diagnósticos de imagem. Em seguida identificamos a necessidade do cliente de implementação de um gerenciamento inteligente do parque, reduzindo o gasto e o tempo despendido com tarefas que não eram o core business do cliente", conta André Venegas, diretor comercial da LSK, parceira de negócios da Xerox.