O Grupo Malwee, proprietário de marcas na indústria da moda, anunciou um pacote de investimentos da ordem de R$ 100 milhões para o triênio 2019-2021. A maior parte do montante, R$ 90 milhões, será destinada para modernização e Indústria 4.0, TI, varejo e inovação. O restante dos recursos será utilizado em projetos de sustentabilidade.
Os objetivos da companhia vão além dos ganhos de eficiência operacional, aumento da produtividade e competitividade. Segundo a empresa, o olhar está nos próximos 50 anos, por isso o foco em projetos que trarão mudança no modelo de negócio. A intenção do Grupo Malwee é mudar a forma que produz e vende.
Entre os investimentos em eficiência operacional e adequação do parque fabril está a implementação de tecnologias de inteligência artificial e Internet das Coisas em diversas aplicações, nos setores produtivos e na gestão do negócio. Uma delas é no controle da produção. Por meio da tecnologia será possível prever falhas e rupturas e avaliar indicadores de produção em tempo real. Também serão adquiridas máquinas de corte e costura com maior automação industrial.
Outra iniciativa para otimização da produção e ganhos de eficiência será a transferência da unidade de Pomerode (SC) para a unidade matriz de Jaraguá do Sul (SC). A unificação das plantas começa em junho, com a integração do quadro de funcionários, máquinas e equipamentos.
Já na estratégia de atendimento, o foco está em melhorar a experiência do consumidor e criar um novo modelo de relacionamento com clientes. Um dos projetos de destaque nesta frente é uma parceria inédita com o Sebrae, chamado de Encadeamento Produtivo, que trará as melhores práticas de gestão e consultoria individual e especializada para clientes lojistas.
Com, atualmente, quatro fábricas e 5,5 mil funcionários, o Grupo Malwee está presente em mais de 25 mil lojas em todo o país. A companhia diz que os investimentos são resultado dos bons resultados apresentados nos últimos anos e traduzem a expectativa da empresa em um crescimento mais acelerado da economia.