A Uber anunciou nesta segunda-feria, 23, um novo recurso voltado à segurança dos motoristas parceiros do aplicativo que estava entre os mais pedidos por eles segundo as pesquisas internas realizadas pelo app: a selfie do usuário, batizada de U-Selfie, que será solicitada de forma piloto a alguns usuários que optam por realizar suas viagens somente em dinheiro antes que eles consigam solicitar o carro.
O piloto da selfie vai valer para algumas das pessoas que se cadastrarem ou solicitarem sua viagem sem fornecer dados do meio de pagamento digital (cartão de crédito ou débito) e vem se somar a outros recursos já existentes no aplicativo para verificação do usuário, como a verificação do CPF na base de dados da Serasa Experian e a verificação de documentos, que solicita a alguns usuários que tirem uma foto do documento de identidade (RG ou CNH).
O modelo de selfie lançado agora visa registrar a imagem da pessoa que fez a solicitação. A foto não será compartilhada com os parceiros nem passará por verificação biométrica, mas ficará armazenada nos servidores da Uber, à disposição para consulta posterior das autoridades em caso de necessidade, seguindo a previsão legal.
Para Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança da plataforma, o recurso é mais um importante passo para aprimorar a segurança em todas as viagens. "A Uber entende que a tecnologia é um recurso poderoso para trazer mais segurança a todos que usam o nosso aplicativo. A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já realizamos há muitos anos e para complementar a checagem de documentos. Tudo para dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso app", afirma.
Destino final detalhado e integração com o 190 – O anúncio é o terceiro realizado recentemente tendo como foco a segurança dos motoristas parceiros. No início do mês de abril, a Uber anunciou mudanças no cartão de oferta de viagens, que passou a mostrar aos parceiros detalhadamente o endereço de destino dos seus passageiros antes mesmo do aceite das viagens.
Até então, os motoristas da maior parte do País viam apenas a região de destino final. O objetivo da empresa com essa mudança, expandindo o recurso chamado de U-Destino para todas as médias e grandes cidades do País, foi ser ainda mais transparente, fornecendo mais informações aos parceiros que usam o app para gerar renda no Brasil poderem tomar a decisão de aceitar ou não suas viagens sem prejudicar a experiência dos usuários.
Dias depois, a Uber anunciou também a integração do botão "Ligar para a Polícia" do app com o atendimento ao 190 no Rio de Janeiro. Com isso, uma vez que o sistema estiver implementado, toda vez que um usuário ou motorista parceiro da Uber usar o botão para ligar para a polícia local por meio do aplicativo, o serviço de emergência vai automaticamente receber a localização em tempo real e as informações da viagem em que foi originada a chamada. Isso sem que seja necessário quem fez a chamada transmitir essas informações verbalmente ao atendente, que receberá essas informações na tela do computador. A Uber segue em conversas com outras Unidades da Federação para estender essa parceria.
Investimento em segurança – Todas essas iniciativas reforçam o compromisso da Uber com a segurança, que é prioridade da empresa. A Uber tem no Brasil o seu primeiro Centro de Desenvolvimento Tecnológico instalado na América Latina, criado com foco em segurança, fruto de um investimento de R? 250 milhões. Esse centro, em conjunto com os times de operações, trabalha permanentemente no desenvolvimento de novas tecnologias e processos buscando tornar as viagens cada vez mais seguras.