Qual a importância de ter um funcionário PCD no time de diversidade e inclusão das empresas?

0

A inclusão tem ganho cada vez relevância pauta entre as empresas, contudo, ainda apresenta um longo caminho pela frente, principalmente quando tratamos dos PCD's (pessoa com deficiência). 

Em entrevista exclusiva a TI Inside, Amanda Lyra, especialista em diversidade e inclusão, levantou alguns pontos importantes com relação ao tema, e como as empresas podem melhorar nesse quesito.

Segundo Amanda, é de extrema importância para os times ter um PCD dentro da equipe de diversidade e inclusão nas empresas, uma vez que para solucionar um problema, precisamos primeiro conhecê-lo.

"Quando a gente trata do recorte, pessoa com deficiência, precisa de alguém que seja PCD e esteja diretamente envolvido nos projetos, pois encontrará um olhar diferenciado sobre o tema.", afirmou Amanda.

Para a especialista, muitas empresas têm buscado soluções para encontrar uma equidade, porém, tendem a ter dificuldades por não conseguirem reconhecer os problemas. Portanto, ela aponta que a união do conhecimento técnico e o conhecimento de causa gera resultados muito mais expressivos, como ações e processos de integração. 

Com relação à inclusão nas empresas, Amanda  faz um alerta para a "lei brasileira da inclusão", que por muitas vezes é ignorada, gerando grandes multas.

"Vejo muitas empresas não sabendo por onde começar para poder contratar, muitas não sabendo da lei e acabam sendo multadas, e posteriormente ainda precisam contratar e realizar um processo correto.", apontou Amanda.

Por fim, ela enxerga uma falha desde os processos seletivos não inclusivos, sendo por muitas vezes até constrangedores, posteriormente, por muitas vezes há falta de uma comunicação acessível dentro da empresa, desde os e-mails a outros processos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.