A Red Hat lançou, nesta terça-feira, 23, o Ansible Lightspeed com o IBM Watson Code Assistant, um novo serviço de IA generativa para automação dentro da Red Hat Ansible Automation Platform. O serviço foi desenhado para organizações adotarem a automação de forma mais consistente e precisa, simplificando a forma de automatizar tarefas e permitindo que equipes de TI foquem em ambientes de mais complexidade.
Em um momento de evolução na indústria durante incertezas econômicas, empresas têm a tarefa de fazer mais com menos. As organizações precisam dispor de talentos para se manter resilientes, impulsionar a inovação e obter todo o valor da nuvem híbrida e dos investimentos em automação, mas para muitos colaboradores há um gap de habilidades relacionadas ao universo de TI que pode atrasar o desenvolvimento de companhias.
De acordo com um levantamento da IDC, 90% das organizações globais vão vivenciar a crise de habilidades de TI até 202, o que significa que até 2026, empresas que não solucionarem efetivamente a lacuna de talentos e habilidades digitais em sua organização observarão uma redução de 20% nas oportunidades de crescimento de receita." Por outro lado, segundo o estudo, CIOs, tocados pela escassez de habilidades, investirão em plataformas de adoção digital e tecnologias de aprendizado automatizado verão um aumento de 40% na produtividade até 2025, proporcionando uma especialização mais rápida".
Nesse contexto, o Ansible Lightspeed representa a próxima fase da iniciativa Project Wisdom, tornando-a acessível a usuários, colaboradores, clientes e ecossistema de parceiros. Usando o processamento de linguagem natural, o serviço se integra ao Watson Code Assistant, e deverá estar disponível ao público ainda este ano, para acessar os modelos de fundação da IBM e construir rapidamente um código de automação. Esse é o valor que o Watson Code Assistant (em visualização técnica) visa trazer para as empresas: abordar a lacuna de habilidades e eficiências necessárias para acelerar o tempo de valorização da automação.
Para Ashesh Badani, Sênior vice-presidente e Chefe de Produtos da Red Hat, a solução representa um novo paradigma dentro das tecnologias de automação. "A inovação foi e sempre será uma história centrada no ser humano. Começa com a ideia certa, floresce com a equipe certa e atinge todo o seu potencial com as ferramentas certas. É isso que estamos fazendo com o Ansible Lightspeed: oferecer às pessoas uma tecnologia capaz, que seja inteligente, mas compreensível o suficiente para que desenvolvedores e operadores usem a automação de novas maneiras e para que os usuários empreguem seus conhecimentos existentes para que uma visão ganhe vida. Isso dá vida à IA em seu próprio domínio. E o mais importante, é imediatamente capaz, porque suas próprias experiências o treinaram.", explica.
Também pensado para desenvolvedores e operadores, o Ansible Lightspeed possibilita um aumento significativo de produtividade para usuários Ansible, que inserem comandos de computador simples, em inglês, para criar funções complexas de automação. Função que também permite criar e editar playbooks na plataforma.
Assim, essa nova solução de AI combina a eficiência de um serviço prática com a inovação técnica, permitindo, que a Inteligência Artificial seja aproveitada em outros ambientes de tecnologia para atender novos objetivos. Por ser treinado por usuários com uma compreensão essencial das aplicações do mundo real, o Ansible Lightspeed oferece recomendações mais consistentes e de alta qualidade para desafios específicos de forma imediata. Ele pode agregar valor em poucos meses de uso, dentro do ramo do usuário, em seu idioma e acolhendo a sua cultura.
A Red Hat e a IBM pretendem entregar um Ansible Lightspeed como uma experiência baseada em transparência, colaboração e escolha. A correspondência adequada do código fonte é uma prioridade fundamental e os contribuidores de conteúdo upstream terão a opção de saber se seu trabalho contribui ou não para o ajuste do modelo.
O preview tecnológico do Ansible Lightspeed com IBM Watson Code Assistant será disponibilizado ainda este ano.