Justiça Eleitoral aperfeiçoa sistema de informações partidárias

0

A Justiça Eleitoral decidiu criar uma comissão integrada por servidores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em conjunto com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), para aperfeiçoar o seu Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP).

A medida atende à crescente demanda informações atualizadas sobre os partidos e seus dirigentes, especialmente agora em período eleitoral, com o intuito de dar maior funcionalidade para o banco de informações. O sistema, que fica disponível na internet, serve para organizar todas as informações partidárias enviadas para a Justiça Eleitoral sobre a criação, extinção e composição dos partidos políticos.

"Atualmente cada TRE tem um sistema próprio e eles não se comunicam. A idéia é unificá-los", diz o coordenador de Registros Partidários, Autuação e Distribuição do TSE, Marco Aurélio Neto. ?Existe o módulo de consulta e o módulo de preenchimento para utilização dos partidos. Cada partido preenche as suas informações e disponilibiliza todas elas para a Justiça Eleitoral. Quem valida os dados é a Justiça Eleitoral?, explica ele.

A Justiça Eleitoral criou uma comissão específica, integrada por servidores do TSE e de cinco TREs, um de cada região do Brasil (MG, GO, PA, SC e BA), com o intuito de dar maior funcionalidade para o banco de informações.

A primeira reunião do grupo está marcada para os próximos dias 24 e 25. A idéia é reunir sugestões já enviadas pelos próprios partidos políticos e por representantes dos Tribunais Eleitorais em todo o país e definir quais alterações serão feitas no sistema.

O banco de dados está disponível na página do TSE na internet, no endereço www.tse.gov.br. O acesso ao sistema pode ser feito por meio de link instalado na área central do site do Tribunal, na coluna ?Partidos?.

Lá, qualquer cidadão pode verificar quais são os partidos políticos registrados no TSE, com os respectivos nomes dos dirigentes. Já os partidos políticos podem, por meio do módulo externo (SGIPex), informar alterações em sua composição e credenciar delegados. O acesso à área do site que possibilita a alteração das informações é exclusividade dos partidos que solicitam senha de acesso à Justiça Eleitoral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.