O número de PCs em uso em todo o mundo alcançou a marca de 1 bilhão, total que deve duplicar nos próximos seis anos, de acordo com estudo do Gartner. De acordo com o instituto de pesquisas, o número de PCs em uso no mundo está crescendo a uma taxa de pouco menor de 12% ao ano ? a empresa não considera o número de PCs embarcados todos os anos, mas o total de máquinas que acredita estarem realmente em uso.
Pelas projeções do analista do Gartner, Meike Escherich, pouco mais de 180 milhões de PCs, ou seja, aproximadamente 16% da base instalada no mundo, será substituídos neste ano. Um quinto das máquinas que serão substituídas, segundo ele, devem ser depositadas em aterros sanitários.
Escherich avalia também que o crescimento de dois dígitos na base instalada deve ocorrer, em grande parte, em decorrência da expansão das vendas nos mercados emergentes.
"Os mercados maduros, como dos Estados Unidos, Europa Ocidental e Japão, representam atualmente 58% dos PCs instalados no mundo, mas, por outro lado, respondem por apenas 15% da população do planeta", disse George Shiffler, outro analista do Gartner, para quem a penetração per capita de PCs nos mercados emergentes deve duplicar até 2014. ?A rápida penetração dos PCs nos mercados emergentes deve ser impulsionada pela expansão da banda larga e pela explosão da conectividade sem fio, além, principalmente, da queda contínua nos preços dos PCs."