A adoção de software de código aberto tem crescido aceleradamente em todo o mundo. Um dos exemplos desse crescimento vem da Europa, onde 9% das empresas que possuem mais de 50 funcionários usam alguma aplicação de back-office de código aberto e 7% usam software livre de CRM, segundo dados da IDC.
O estudo constatou que as empresas têm demonstrado preferência pelo modelo de código aberto por ele não exigir pagamento de licença de uso e ter um custo, de modo geral, mais barato. O que mais inibe a adoção em larga escala desse tipo de software são as preocupações com suporte técnico e dúvidas em relação à qualidade.
Bo Lykkegaard, diretor de pesquisas da IDC, avalia que o número de empresas que adotaram software livre já é bastante expressivo considerando que a participação das grandes empresas chega a 10%.
O analista da IDC acredita que este é um momento crucial para a modalidade, que será impulsionada principalmente por seus preços mais baixos, o que se torna um grande atrativo no atual cenário de desaceleração econômica.
Ele não acredita, porém, que haverá uma disputa entre os fornecedores de software de código aberto e os de programas comerciais. A avaliação é que o mercado será dominado por aqueles que conseguirem fornecer melhores serviços por preços mais justos aos usuários.
- Mercado em expansão