O mercado de provimento de cloud computing pública, modelo no qual os equipamentos, infraestrutura ou aplicações são compartilhados por diversos de clientes em todo o mundo, por meio da internet, deve movimentar US$ 55,5 bilhões em 2014. Segundo estudo da IDC, a cifra representa taxa de crescimento anual composto (CAGR, na sigla em inglês) de 27,4%, ante os US$ 16 bilhões registrados no ano passado.
De acordo com a consultoria, os resultados do estudo mostram que os serviços públicos de computação em nuvem ainda devem apresentar receita relativamente pequena, mas um crescimento expressivo. A IDC aponta que a escalada da receita com cloud pública será cerca de cinco vezes maior do que a de outros produtos e serviços de tecnologia da informação.
Na visão do analista chefe da IDC, Frank Gens, a computação em nuvem ajudará a indústria de TI como um todo a se desenvolver mais rapidamente, já que permite distribuição em maior escala de aplicativos para pequenas e médias empresas. Gens alerta, no entanto, que o mercado de computação em nuvem ainda é muito incipiente e ainda pairam preocupações em relação a segurança desse modelo de serviço, integração entre tecnologias diferentes e custos de manutenção e gerenciamento de contratos.
- Provimento