A Dimension Data inaugurou nesta segunda-feira, 23, em São Paulo, a sua nova Plataforma de Nuvem Gerenciada, um centro de dados para entrega de serviços virtualizados. Com isso, a empresa eleva para 11 o número de MCPs (Managed Cloud Platform, em inglês) implantados em todo o mundo.
A unidade MCP de São Paulo fornecerá para organizações multinacionais na América Latina acesso seguro e facilitado às ofertas de serviços virtualizados, com controles empresariais para acelerar suas estratégias de cloud computing.
O MCP da Dimension Data oferece aos clientes uma opção global de data center de nuvem, o qual permite implantar servidores e storage de dados. Usando uma interface baseada na web ou API, os clientes podem escolher o destino de São Paulo; provisionar e configurar redes locais virtuais (VLANS) e firewalls; e informar sobre administração e uso.
Todos os MCPs da Dimension Data possuem 99,99% de disponibilidade em Acordos de Nível de Serviço (Service Level Agreements – SLAs em inglês), assim como suporte no modelo 24/7 e recursos de gerenciamento integrados. Além disso, o novo MCP foi construído sob a arquitetura Cisco, EMC e VMWare para oferecer múltiplas camadas de segurança e controles administrativos para os usários.
Segundo Steve Nola, CEO da Unidade de IT-as-a-Service (ITaaS) da Dimension Data, "para os CIOs das empresas, a localização de seus data centers de nuvem é importante, especialmente para as companhias latino-americanas que estão iniciando sua jornada em direção ao cloud computing. Conforme as organizações procuram colocar mais aplicações na nuvem, elas precisam garantir que estão escolhendo o provedor de mais alta capacidade e segurança virtualizada, com a menor latência e que ofereça serviços padronizados independente da localização em casos de parada de equipamentos ou crises."
"Com aproximadamente 20 milhões de pessoas na área metropolitana de São Paulo e outras 12 milhões no estado vizinho do Rio de Janeiro, esta localidade não é só importante para a Dimension Data e na região, mas oferece outra opção de centro de dados virtualizado para as companhias fora desta área que estão à procura de backup redundante offsite, storage e outras soluções," explica.
De acordo com Augusto Panachão, business developer manager e responsável pela Unidade de Cloud Computing da Dimension Data Brasil, o modelo de entrega de softwares mudou e a nuvem veio para ficar, inclusive no Brasil. "As empresas nacionais, independente do tamanho e do setor de atuação, estão de olho nas facilidades e comodidades oferecidas pela entrega de serviços e softwares virtualizados para agilizarem o crescimento dos negócios e aumentarem o retorno sobre investimento (ROI) de seus ativos de TI."
Outros MCPs da Dimension Data estão localizados em Santa Clara, Califórnia e Ashburn (2), e Virginia, EUA; Londres, UK; Amsterdam, Holanda; Sydney e Melburne, Austrália; Johannesburgo, África do Sul; Tóquio, Japão; e Hong Kong, China.
No mês passado, a Dimension Data anunciou a construção de outros dois MCPs localizados no Canadá e na Nova Zelândia. Estes novos lançamentos são esperados ainda para este ano, trazendo para 13 o número total de MCPs implantados pelo mundo.