Clientes corporativos do Santander Brasil que utilizam as soluções SAP para gerenciar contas a pagar, receber, reconciliação e gestão de tesouraria poderão dar os primeiros passos para simplificação de processos que envolvam transações financeiras, troca de arquivos com o Banco, administração de transmissão de dados por terceiros, uploads manuais de arquivos e outras formas de conexão não-automáticas.
Por meio de uma parceria tecnológica, o Santander vai começar a incorporar funções e processos bancários no ERP SAP (S/4HANA e ECC). Assim, os clientes poderão transacionar sem a necessidade de estabelecer novas conexões, evitando longos períodos de testes e gerenciamento de acessos, além de reduzir os riscos operacionais. Será possível, por exemplo, pagar uma fatura de dentro do ERP, entre outros serviços.
Dentro do conceito de "invisible banking", em que o Banco se torna cada vez mais coadjuvante na realização dos procedimentos bancários – que passam a ser conduzidos pelos próprios clientes –, essa inovação permitirá que as empresas eliminem etapas operacionais e procedimentos diários, de forma que não mais dependam de se conectar às plataformas dos bancos, como o Internet Banking ou outros portais, para transmitir dados financeiros. A parceria é a primeira de uma instituição bancária brasileira a permitir transações diretamente da plataforma, sem a necessidade de outros softwares.
Com a parceria, que será apresentada no evento SAP Sapphire São Paulo, etapa brasileira da principal conferência da SAP para clientes, especialistas e parceiros, nos dias 1º e 2 de junho, o Santander projeta alcançar um diferencial competitivo único para empresas deste segmento, para as quais a qualidade do atendimento ao cliente, tecnologia e prontidão do produto são fatores-chave na escolha do banco que será seu principal parceiro de processamento.
"A parceria com a SAP é uma ação inovadora do Santander no campo transacional e nos posicionará em um patamar diferenciado ante as necessidades dos clientes", afirma Adriana Almeida, diretora do Santander Corporate & Investment Banking. Segundo a executiva, essas funcionalidades devem abrir espaço para estratégias comerciais mais agressivas. "Acreditamos fortemente no aumento de receita e de penetração com esse novo esquema de conectividade inovador e sem pontos de atrito para os atuais e potenciais clientes", completa.
A nova solução trará importantes ganhos operacionais, como a eliminação de empresas intermediárias para transmissão de dados entre bancos e clientes. Outra vantagem é o fim dos chamados pontos de atrito, como o acesso ao internet banking e a outras ferramentas de transferência de arquivos, além da guarda de senhas e tokens necessários para esses acessos.