IBM amplia Centro de Tecnologia Linux no Brasil e registra 6 patentes

0

Resultado de um investimento de US$ 2,2 milhões, feito no ano passado, o Centro de Tecnologia Linux (LTC) da IBM Brasil já começa a colher os primeiros frutos. A empresa obteve o registro de seis patentes na área de Linux em processador Cell e desenvolveu dois grandes projetos.

Um deles foi o desenvolvimento da versão 2 do IBM Instalation Toolkit for Linux on Power, um kit de instalação do sistema operacional Linux em servidores de arquitetura Power. A versão 2, segundo a empresa, permite a instalação do Linux remotamente, pela rede, e possui novas funcionalidades, como ferramenta de atualização de firmware e particionamento de disco.

O outro projeto foi a criação da versão 2.1 do SDK, uma ferramenta de desenvolvimento de aplicações para Linux em processador Cell. A nova versão foi feita em parceria com os LTCs de Austin, nos Estados Unidos, e de Boeblingen, na Alemanha. Ambas as versões estão disponíveis no portal de tecnologia da IBM DeveloperWorks (www-03.ibm.com/developerworks).

Além desses projetos, o LTC Brasil também desenvolveu recentemente o Bugzilla, ferramenta que registra falhas de programas; o IIOSB, ferramenta de código aberto destinada à comunidade de software livre, que funciona como portal para hospedar projetos de plataforma aberta; e uma terceira ferramenta, para controle de qualidade na detecção de erros de programas.

O primeiro Centro de Tecnologia Linux brasileiro foi construído no campus da Unicamp, em 2004. Como parte de uma parceria entre a universidade e a IBM, pesquisadores da Unicamp colaboram com os cientistas em computação da IBM no Brasil para ajudar a treinar os recém-graduados no Instituto de computação da universidade. A IBM, por sua vez, contribui com equipamentos e softwares para laboratórios, bolsas de estudo para alunos e com profissionais para ajudar a gerenciar o desenvolvimento dos projetos.

Neste ano, a IBM passou a contribuir com a realização de workshops para alunos da Unicamp, nos quais traz profissionais de fora para apresentar temas relacionados ao kernel de Linux e Linux em plataforma Cell e Power. Já foram realizados quatro workshops.

A equipe do LTC Brasil pretende continuar a concentrar seu foco em três grandes áreas: desenvolvimento de Linux para plataforma Power, Cell e na infra-estrutura e testes do LTC. Hoje, estão trabalhando no desenvolvimento de ferramentas GDB e Frysk para correção de falhas em Linux e na construção de distribuições Linux certificadas em equipamentos IBM para plataforma Power 6. Essa plataforma acaba de ser anunciada pela IBM.

O LTC Brasil aumentou sua força de trabalho em quase 400% nos últimos meses, segundo a IBM. Em janeiro do ano passado, o centro brasileiro tinha 12 funcionários e, hoje, conta com 59 profissionais. O novo prédio, erguido em 2006, agora hospeda e monitora os equipamentos de infra-estrutura que atendem os LTCs de todo o mundo ? o sistema que antes era monitorado pelas unidades da Índia e EUA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.