O Google informou nesta quarta-feira, 23, que os problemas de acesso ao Orkut, ocorridos entre segunda e terça-feira, foram causados por um "bug" e não por ataques virtuais ou qualquer tipo de interferência externa, conforme chegou-se a especular no mercado. A empresa assegura que a situação será completamente normalizada nesta quinta-feira.
Os problemas começam quando, ao tentar fazer o login para acessar as contas, alguns usuários foram redirecionados para páginas de outros, o que levou a empresa tirou o site do ar para manutenção. Apesar de o sistema voltar a funcionar parcialmente na madrugada de terça-feira, usuários ainda relatavam problemas durante o dia.
De acordo com o Google, para preservar os dados dos usuários, os perfis afetados perderão as informações atualizadas nos momentos próximos à falha. Os perfis (profiles) ficarão com os dados de antes da pane.
No Orkut, os usuários especulam que o problema foi uma manobra para apagar profiles falsos, remover conteúdo com pedofilia ou "coisa da CPI".
Recentemente, a CPI da Pedofilia quebrou o sigilo de mais de 18 mil páginas diferentes do Orkut, entre comunidades e perfis, sob a suspeita de conterem material com pornografia infantil.