Se faltava alguma peça no portfólio da Totvs capaz de despertar o interesse de alguma concorrente multinacional em comprar a empresa, essa lacuna agora foi preenchida com a aquisição da Datasul, anunciada nesta terça-feira (22/7).
Embora não seja uma tática comum entre os grandes fabricantes internacionais de software, como Oracle e SAP, adquirirem empresas locais, devido aos riscos envolvidos, analistas do setor avaliam que a fornecedora brasileira de softwares de gestão empresarial deu um passo importante nesse sentido, mesmo que não seja esse o objetivo com o negócio.
Para os analistas, nada impede que a Totvs venha a ser alvo, no futuro, de uma oferta hostil na bolsa de valores por parte de um gigante estrangeiro. Segundo um consultor ouvido por TI INSIDE Online, que pediu para não ser identificado, essa seria uma possibilidade para a Oracle, por exemplo, consolidar sua presença no mercado latino-americano, em especial entre as pequenas e médias empresas, e deixar a SAP na rabeira, ou vice-versa.
De acordo com o consultor Fábio Matsui, sócio da Cypress Associates, consultoria especializada em fusões, aquisições a projetos de abertura de capital, o Brasil vem atraindo muitas empresas multinacionais que podem se interessar pela compra da Totvs no futuro. "Se para entrar no mercado brasileiro ou latino-americano as empresas multinacionais entenderem que faz sentido a aquisição de um 'player' local, certamente elas a farão." Ele vê o Brasil se inserindo cada vez mais no movimento de consolidações que ocorre no mundo depois da obtenção da classificação 'investment grade'.
O consultor, no entanto, diz não acreditar que o movimento seja motivado para uma venda futura. Até porque, salienta ele, a Totvs é uma empresa com ações na Bovespa, com diversos acionistas nacionais e internacionais. "O mercado financeiro pressiona as empresas de capital aberto a terem crescimento constante, com rentabilidade. O movimento de aquisição da Datasul proporciona crescimento de receitas e manutenção das margens médias de Ebitda da Totvs", explica.
Para Matsui, a estratégia da Totvs foi mais de defender o seu mercado na América Latina, aumentando sua escala e abrangência de mercados. Ele cita que, ao longo dos últimos anos, a SAP, Microsoft e outras multinacionais vêm buscando entrar no mercado de ERP de pequenas e médias empresas. "A SAP, por exemplo, lançou há questão de dois anos atrás o SAP Business One voltado para atender pequenas e médias empresas. Já a Totvs tem sua atuação de mercado focada em pequenas e médias empresas, enquanto a Datasul trabalha com empresas médias e grandes. Portanto, a aquisição da Datasul permite que a Totvs complemente sua carteira de clientes atuando nos mercados de pequenas, médias e grandes empresas."
De modo geral, os consultores ouvidos pela reportagem acreditam que a incorporação da Datasul dará mais fôlego para a Totvs enfrentar às gigantes internacionais do software, mas eles acham que dificilmente estas ficarão acomodadas, já que, juntas, as duas empresas terão 40% do mercado brasileiro de sistemas de gestão empresarial (ERP) em número de licenças, de acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), ficando à frente das concorrentes internacionais como SAP, que tem 23% de participação nesse segmento no Basil, e Oracle, que tem 17%.