A conexão de internet em banda larga está presente atualmente em 47.204, ou 72,75%, das escolas públicas do Brasil, segundo novo balanço Anatel sobre o Programa Banda Larga nas Escolas. O relatório revelou que no primeiro semestre deste ano, mais 4.206 escolas públicas foram inseridas no programa. A meta é conectar todas as 64.879 escolas urbanas com internet em alta velocidade até o fim deste ano.
Os estados com maior número de instituições que passaram a ter conexão à internet em banda larga no primeiro semestre deste ano foram São Paulo (826), Minas Gerais (746), Maranhão (408) e Bahia (318). Os menos beneficiados foram os estados de Roraima (10), Amapá (16) e Acre (17), todos da região Norte do Brasil. A dificuldade de acesso foi apontada pela Anatel como o principal motivo do menor número de instituições contempladas na região Norte.
O Programa Banda Larga nas Escolas é uma parceria dos Ministérios das Comunicações e da Educação, Anatel e operadoras de telefonia. O programa é resultado de uma mudança no Plano Geral de Metas para a Universalização (PGMU) do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), que passou a estabelecer obrigações a serem cumpridas pelas concessionárias de telefonia fixa. A vigência do programa Banda Larga nas Escolas vai até 2025, com compromisso de ampliação periódica da velocidade de conexão.
- Inclusão