A Ericsson registrou receita de 48 bilhões de coroas suecas (aproximadamente US$ 6,6 bilhões) no segundo trimestre deste ano, queda de 8% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo a empresa, o clima de cautela entre as operadoras em relação a novos investimentos foi a principal razão para o recuo. Em compensação, um aumento de eficiência com a redução de custos internos aliados a uma melhora da Sony Ericsson e da ST-Ericsson, joint ventures firmadas respectivamente com Sony e STMicroelectronics, ajudaram a companhia a aumentar em 154% seu lucro líquido no mesmo intervalo de tempo, ou seja, mais do que o dobro. O ganho da fabricante sueca de equipamentos de rede foi 2 bilhões de coroas sueca (US$ 270 milhões) entre abril e junho.
O segmento de redes ainda é o principal para a empresa, respondendo por mais da metade do seu faturamento. A receita dessa área registrou uma queda de 12% na comparação anual, baixando para 25,5 bilhões de coroas suecas (US$ 3,5 bilhões) no segundo trimestre deste ano. As vendas de redes 2G continuam caindo, enquanto as de redes 3G mantiveram-se em alta, incluindo as partes de rádio, backhaul e packet core.
O segundo segmento mais importante para a Ericsson é o de serviços. Seu desempenho permaneceu estável em relação ao mesmo período do ano passado, com receita de 20,1 bilhões de coroas suecas (US$ 2,75 bilhões) entre abril e junho. Se, por um lado, houve menos demanda por serviços de instalação de redes, por outro, cresceram os pedidos por serviços gerenciados, cuja receita aumentou 23%, atingindo 5,6 bilhões de coroas suecas (US$ 770 milhões).
As joint-ventures nas áreas de terminais e chipsets, Sony Ericsson e ST-Ericsson, respectivamente, tiveram um papel importante na melhora do lucro da companhia. No segundo trimestre deste ano, a Sony Ericsson registrou lucro de US$ 12 milhões, enquanto no mesmo período do ano passado a empresa tivera prejuízo de US$ 213 milhões. Na mesma base de comparação, a ST-Ericsson reduziu seu prejuízo de US$ 213 milhões para US$ 139 milhões.
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