O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, e o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, assinaram nesta terça-feira (23) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para o uso de 18 câmeras de alta tecnologia em videomonitoramento na Esplanada dos Ministérios.
Durante a cerimônia na SSP-DF, Cappelli destacou a importância da parceria entre as instituições. Segundo ele, as novas câmeras e os sistemas associados irão aprimorar a segurança na região central de Brasília. Os equipamentos cedidos possuem alta capacidade de zoom, infravermelho e tecnologia que abarca a possibilidade de reconhecimento facial.
"Decidimos firmar este Acordo de Cooperação Técnica para repassar os equipamentos à Secretaria de Segurança Pública, e eu não tenho dúvida de que este é o melhor destino para eles. Tenho absoluta convicção de que a Secretaria fará um excelente uso desses equipamentos, que são extremamente importantes e auxiliarão significativamente o trabalho já realizado pela segurança pública do Distrito Federal", declarou.
O presidente da ABDI também falou sobre a interseção entre segurança pública, indústria e economia. "Apoiar a indústria de segurança pública, que envolve tecnologia e equipamentos avançados, significa fortalecer a indústria nacional como um todo. A segurança pública garante a normalidade institucional e isso é fundamental para os negócios, para o desenvolvimento da indústria e para a proteção da economia nacional", disse.
Além da cessão de uso das 18 câmeras, a ABDI doou oito monitores à SSP/DF, para uso no Centro de Comando e Operações (CCO), e equipamentos que compõem o sistema de videomonitoramento. Nos últimos dois anos, esses equipamentos estavam à disposição da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e agora serão utilizados pelo Governo do Distrito Federal.
O reforço na segurança contará também com roteadores de alta conectividade, que funcionarão de forma integrada ao atual Projeto de Videomonitoramento Urbano do DF. A parceria entre a ABDI e a SSP/DF visa não só melhorar a segurança na Esplanada dos Ministérios, mas também fomentar o desenvolvimento tecnológico e a inovação na área de segurança pública, beneficiando toda a população do Distrito Federal.
O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, delegado Sandro Avelar, enfatizou os benefícios que essa tecnologia trará para a capital do país. "A utilização de câmeras na região central de Brasília vai além do aspecto regional ou do Distrito Federal, tem uma importância nacional. Essa parceria é um grande símbolo, e espero que o que estamos fazendo hoje inspire novas colaborações no futuro. Isso nos ajudará a melhorar ainda mais o monitoramento daquela sensível região que é a Esplanada dos Ministérios.