A Meta anunciou nesta terça-feira, 23, a disponibilidade da inteligência artificial em 22 países e em vários idiomas, incluindo os da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru. No Brasil o lançamento está adiado.
O anuncio foi feito por Mark Zuckerberg, segundo o qual a IA da Meta não só está agora mais criativa, inteligente e acessível às pessoas, como passou a usar o Llama 3.1 – modelo de linguagem aberta.
Com 405 bilhões de parâmetros, o Llama 3.1 405B não é o maior modelo de código aberto que existe, mas é o maior dos últimos anos. Treinado usando 16.000 GPUs Nvidia H100, ele também se beneficia de técnicas de treinamento e desenvolvimento mais recentes que a Meta alega que o tornam competitivo com os principais modelos proprietários, como o GPT-4o da OpenAI e o Claude 3.5 Sonnet da Anthropic
Devido a incertezas regulatórias locais, a IA da Meta ainda não estará disponível no Brasil. Continuaremos trabalhando em colaboração com as autoridades locais competentes para que o Brasil tenha acesso – e seja devidamente atendido – pelo mesmo nível de inovação em IA que estamos levando a outros países, inclusive na América Latina.
O que há de novo
- A IA da Meta está agora mais criativa, inteligente e acessível às pessoas do que nunca – inclusive na América Latina pela primeira vez. A IA da Meta está agora disponível em 22 países, com a chegada hoje à Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Camarões. As pessoas também podem interagir com a IA da Meta no WhatsApp, Instagram, Messenger e Facebook em vários novos idiomas, com mais por vir.
- Devido a incertezas regulatórias locais, a IA da Meta não estará disponível no Brasil e continuaremos a trabalhar com as autoridades locais competentes.
- Nosso lançamento do Llama 3.1 está elevando novamente o padrão para modelos de IA disponíveis abertamente com atualizações para nossos modelos 8B e 70B e a introdução do maior e mais capaz modelo aberto do setor já criado – o Llama 3.1 405B. O ecossistema está preparado e pronto para funcionar com mais de 25 parceiros, incluindo Nvidia, Groq, Databricks, AWS, Google Cloud e Azure, oferecendo serviços desde o lançamento.
- Também estamos reforçando a segurança do sistema com novas ferramentas de proteção e ampliando nossas avaliações, equipes de teste e mitigações.
- Uma carta de Mark Zuckerberg explica os benefícios da IA ??de código aberto: ajuda a garantir que mais pessoas em todo o mundo possam acessar as oportunidades que a IA proporciona, protege contra a concentração de poder nas mãos de poucos e implementa a tecnologia de forma mais equitativa. E acreditamos que isso levará a resultados de IA mais seguros em toda a sociedade.