Diante do crescimento do volume de informações, documentos e conteúdos que circula nas empresas, o GED ? Gestão Eletrônica de Documentos e as tecnologias envolvidas por esse conceito movimentou cerca de RS$ 250 milhões no no passado.
De acordo com especialistas e profissionais do mercado de GED, incluindo-se usuários e fornecedores, há no Brasil aproximadamente 2,5 mil empresas usuárias da tecnologia.
"Muito embora os valores sejam estimados, acredita-se que as soluções de GED podem aumentar a produtividade em até 400%", afirma Antonio Paulo de Andrade e Silva, presidente do Cenadem.
"A razão desses números é que o documento eletrônico, aliado à segurança e aos aspectos probatórios da certificação digital, está se tornando o cerne dos processos de negócios", complementa.
Na recente pesquisa, conduzida pela AIIM ? Association for Information and Image Management (EUA), State of ECM Industry 2006, ficou evidenciado que, mundialmente, 89% dos respondentes acreditam que o gerenciamento de documentos é importante para os objetivos estratégicos de suas empresas.
Essa pesquisa foi realizada em nove países, incluindo o Brasil. No nosso País, a pesquisa foi realizada em conjunto com o Cenadem. No Brasil, 72% dos entrevistados acreditam na importância desse fator. Isso justifica o interesse que o GED e suas tecnologias exercem no mercado mundial.
Mundialmente, a pesquisa teve 1.217 participantes dos seguintes países: Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Holanda, Alemanha, Brasil, Canadá, Bélgica e Luxemburgo. A pesquisa foi on-line, teve 15 perguntas, sendo que algumas questões permitiam mais de uma opção. No Brasil, 567 interessados acessaram a pesquisa, sendo que foram consideradas respostas completas o montante de 250 respondentes.
Os aspectos mais interessantes dessa pesquisa, no Brasil, foram que os projetos de TI que mais interessam entre os próximos 12-18 meses são controle de documentos (66%) e Gestão Documental (64%). Nesse mesmo espaço de tempo, 74% citam a tecnologia do GED como foco dos projetos, seguida por gerenciamento de conteúdo web, com 54%, Workflow e BPM, 53%.
Esses assuntos serão debatidos no 30º Congresso e Feira sobre GED e ECM, que acontece de 12 a 14 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo.