As pequenas e médias empresas da América Latina planejam aplicar o equivalente a US$ 10 bilhões em TI neste ano, segundo aponta levantamento realizado pela IDC. As soluções de segurança e os aplicativos de gestão integrada (ERP) figuram no topo das prioridades. A estimativa é que o budget, para 2009, chegue ao patamar de US$ 14 bilhões.
O analista sênior da IDC para América Latina, Emerson Gibin, avalia que será um excelente ano especialmente para as pequenas e médias empresas da região do Mercosul. Apesar da recente crise, a Argentina é o país que apresenta o maior crescimento de investimentos no segmento das pequenas e médias empresas, seguido pelo Brasil.
Mais da metade das 1900 empresas consultadas pela IDC sinalizou que irão aumentar o budget de TI em comparado ao que foi aplicado no ano passado. As pequenas e médias empresas da região estão comprando mais soluções integradas e menos produtos ou serviços separados a cada ano, diz o estudo. O que se tem visto muito é TI sendo comprada com a ajuda de uma consultoria e, também, uma proporção considerável de pequenas e médias empresas comprando soluções de processos de negócios ? ou seja, hardware e software integrados a serviços de TI ou a consultoria de negócios.
Segundo a IDC, as pequenas e médias empresas estão atrasadas em relação às grandes corporações no que tange à implementação de soluções avançadas como CRM, BI, Supply Chain ou Business Continuity.