O diretor-executivo da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), Alexandre Annenberg, disse que atualmente os serviços da TV a cabo detêm 61% de todos os clientes de TV paga no Brasil. A informação foi dada em audiência pública realizada nesta quinta-feira (23/8) na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado para debater o tema "Conteúdo audiovisual em tempos de convergência tecnológica".
Annenberg disse que, apesar de existirem bons canais nacionais pela TV por assinatura, esse número ainda é pequeno se comparado com a relação de canais internacionais.
Durante a audiência, o conselheiro da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e vice-presidente de relações institucionais das Organizações Globo, Evandro Guimarães, defendeu a reserva de mercado na área de Comunicação Social. Para ele, a defesa dessa reserva é "politicamente correta", pois tem o objetivo de preservar emprego, produção e identidade nacional.
Ele disse que a convergência tecnológica pode sufocar a produção e o emprego nesse setor e, por esse motivo, opinou que o mercado de comunicação deve ser reservado aos brasileiros.
Com informações da Agência Senado.