Um novo estudo da Juniper Research descobriu que o número global de transações NFTs (Token não fungível) aumentará de 24 milhões em 2022 para 40 milhões em 2027. Isso é baseado em no cenário médio para adoção, com marcas aproveitando o metaverso para impulsionar o crescimento digital. Ele alertou que, embora as NFTs apresentem um novo canal de crescimento, os fornecedores devem estar cientes dos riscos de operar em um ambiente não regulamentado que abriga atividades fraudulentas e golpes.
Um NFT é um token único que existe no blockchain, o que significa que não pode ser replicado. Esse token exclusivo pode representar itens do mundo real, como obras de arte ou música, com a capacidade de ser negociado com um histórico de transações transparente.
Principais preocupações em relação ao impacto ambiental e fraudes
O relatório enfatiza que os fornecedores que participam do espaço NFT podem arriscar danos à marca por associação, devido ao papel que os NFTs tiveram em atividades ilegais, como lavagem de dinheiro, golpes e fraudes. As questões ambientais também foram levantadas como uma grande preocupação, com a maneira atual como as transações são facilitadas no blockchain criando um uso massivo de energia.
Ele enfatizou a necessidade de os reguladores trabalharem com os órgãos do setor para padronizar processos com impacto ambiental reduzido e proteções internas ao consumidor para permitir que os fornecedores utilizem NFTs como um meio para se envolver ainda mais com os consumidores.
Metaverso será um fator determinante para o sucesso a longo prazo dos NFTs
O relatório prevê que as NFTs vinculadas ao metaverso serão o segmento de NFT de mais rápido crescimento nos próximos 5 anos; aumentando de 600.000 transações em 2022 para 9,8 milhões em 2027. Ele destaca a crescente demanda por experiências imersivas como um impulsionador da adoção do metaverso.
Para capitalizar esse crescimento, a pesquisa pede que as empresas voltadas para o consumidor criem conteúdo baseado em NFT para atender às demandas em constante mudança de um grupo demográfico mais jovem e experiente em tecnologia, que está mais pronto para comprar novas formas de conteúdo online e digital.