Modelos de inteligência artificial geram ganhos operacionais à seguradora Sompo

0

Recursos de inteligência artificial já repercutem em ganhos nos processos de precificação e subscrição de seguros da Sompo. A seguradora implementou modelos inteligentes orientados por IA como parte do processo de transformação digital.

O projeto envolveu o trabalho integrado das equipes de Governança de Dados, Tecnologia da Informação, Subscrição e Atuarial de Produtos. A participação de especialistas de diferentes áreas foi crucial para o projeto alcançar um incremento em termos de eficiência e precisão em seus processos, o que levou ao reconhecimento do projeto da subsidiária brasileira pela Sompo em âmbito internacional.

O segmento de Seguro de Transporte, por exemplo, no qual a Sompo lidera o mercado brasileiro desde 2017, foi o primeiro a contar com a solução implementada em processos de precificação dos ramos RCF-DC (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga) e RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga). Modelos inteligentes interpretam uma quantidade significativa de documentos físicos e de dados; e propõem valores mais adequados, com base em uma avaliação do contexto histórico e possíveis fatores de risco.

Um dos diferenciais desse projeto é que a IA foi integrada aos sistemas, o que possibilita o uso eficaz de dados provenientes de diferentes fontes. Um aspecto central dessa visão é o uso de Análise de Dados e IA para desenvolver assistentes inteligentes que podem fornecer mais precisão na precificação e eficiência operacional, beneficiando tanto a seguradora quanto seus clientes. Modelos avançados de aprendizado de máquina (ML, na sigla em inglês) e processamento de linguagem natural (NLP, na sigla em inglês) foram implementados com base no conhecimento técnico dos profissionais de subscrição de risco, trazendo mais precisão e agilidade aos processos.

"Historicamente a busca por eficiência passava por automatizar processos simples, repetitivos e de alto volume. Isso continua valendo, mas com a nova fronteira tecnológica aplicada ao uso de dados e AI, e disponibilização de ferramentas mais simples e com linguagem natural, podemos expandir essa busca por eficiência para processos críticos (core processes), e altamente especializados da organização. O desafio agora é garantir o envolvimento e preparação do time para esse novo momento", afirma Rodrigo Caramez, Diretor Executivo de Planejamento Estratégico, Inovação e Projetos da Sompo.

"No setor de Seguros, as perspectivas para a Inteligência Artificial revelam um horizonte repleto de oportunidades. Na Sompo, estamos em um processo de Transformação Digital bastante relevante onde conseguimos combinar o potencial da IA com a expertise de uma equipe com profundo conhecimento nas áreas técnicas. Isso traz uma série de benefícios para a companhia, parceiros de negócios, clientes e para o segmento como um todo", ressalta Daniel de Rosa, Diretor Executivo de Tecnologia da Informação e Operações da Sompo.

"Implementamos ferramentas avançadas de integração e análise de dados, que nos permitem implementar modelos de IA em larga escala. Com isso, podemos transformar dados em insights estratégicos e melhorar significativamente a tomada de decisões em toda a organização", comenta Igor Zavorize, Superintendente de Estratégia e Governança de Dados da Sompo.

Nesse processo, foram utilizadas a plataforma de operações de dados Palantir Foundry, e a plataforma de IA, Palantir Artificial Intelligence Platform (AIP).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.