Com o outsourcing de equipamentos de tecnologia, a Simpress evoluiu o a receita do primeiro semestre de 2024 em 12%, chegando a R$ 800 milhões brutos. O crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior é superior à receita da empresa em todo o ano de 2020. Com o resultado, a companhia caminha para fechar o ano com receita de mais de 1,7 bilhão de reais. Dessa forma, o segundo semestre deve fechar com faturamento ao redor de 900 milhões de reais, valor próximo ao da receita da empresa em todo o ano de 2021.
O crescimento acelerado da Simpress, que dobrou sua receita nos últimos três anos, tem algumas explicações. A principal delas tem a ver com a ampliação da oferta de soluções por parte da empresa. Lançado pouco antes do início da pandemia, o outsourcing de PCs, notebooks, tablets e smartphones tornou-se o principal motor de crescimento da empresa que nasceu focada no outsourcing de impressão.
As novas frentes de negócio representam atualmente mais de 40% da receita, contra 3% antes da pandemia e 15% durante a pandemia. A expectativa é de que no final de 2025 os negócios de desktops, notebooks, smartphones, impressoras térmicas, coletores de dados e tablets superem os 50% da receita.
Momento de virada
"Algumas mudanças e transformações são inevitáveis e a adesão cada vez maior das empresas ao modelo de outsourcing de equipamento de TI é uma delas. Não faz sentido, inclusive financeiramente, para uma empresa, comprar um computador ou notebook e ter que cuidar dele ao longo do tempo.
As vantagens do outsourcing são tantas que, a partir do momento que uma companhia começa, ela não volta atrás em relação a esse modelo. Estamos confiantes de que chegamos próximos de um momento de virada, em que o outsourcing de notebooks e smartphones vai se tornar dominante, assim como o de impressoras se tornou há mais de duas décadas no país, quando fomos pioneiros nesse modelo de negócio", afirma Vittorio Danesi, CEO da Simpress.
No primeiro semestre de 2024, a frente de PCs da Simpress foi a que mais cresceu, com alta de 40% no período. O número de equipamentos da empresa alocados em seus mais de 2.600 clientes, como Pague Menos, Ânima, Yamaha e Harald, distribuídos por mais de 4.200 cidades em todo o Brasil, também não para de crescer. Nos últimos meses, a Simpress superou a marca de 600 mil dispositivos sob sua gestão. No fim de 2019, eram menos de 200 mil devices. Em 2022, 400 mil.
A solução de outsourcing da Simpress oferece, além da locação, toda a gestão, a entrega de dispositivos personalizados e prontos para uso, todo o suporte e monitoramento necessários para o bom funcionamento dos devices e até a rápida reposição em caso de quebra ou furto. Outras vantagens das soluções da empresa são o atendimento em todo o Brasil com SLA agressivo, soluções completas (englobando diversos serviços) e segurança para garantir a gestão do parque e equipamentos seguros.
Evolução e transformação
A Simpress é a primeira empresa no seu segmento a oferecer a neutralização do carbono emitido pelo consumo de energia elétrica dos equipamentos utilizados pelos seus clientes. A meta da companhia é, até 2030, estar com 100% da base instalada neutralizada. Além da compensação de carbono, o modelo de outsourcing oferecido pela Simpress cuida do descarte correto dos dispositivos, incentiva a economia circular e reduz a aquisição desnecessária de novos equipamentos.
Em constante evolução e transformação, a Simpress tem investido para ser cada vez mais o braço direito da área de TI em um momento de grande transformação digital, crucial para o sucesso de qualquer organização hoje. Mensalmente, a empresa faz cerca de 16 mil expedições de novos devices para todo o Brasil.
No fim do ano passado, a Simpress lançou uma Central de Monitoramento para PCs e notebooks, que oferece monitoramento preditivo para melhorar a experiência dos usuários. Atualmente essa solução já conta com mais de 20 mil equipamentos sob gestão diária do time de monitoramento da Simpress.
No início do ano, a empresa lançou o Digital Workplace, uma plataforma de serviços gerenciados que proporciona, aos seus usuários, melhora na comunicação e aumento de produtividade por meio de soluções de Service Desk, Field Service, Gestão de Ativos e Acessos. Mais recentemente, a Simpress apresentou também sua Fábrica de Etiquetas. Agora, além de fornecer impressoras térmicas e coletores de dados, a empresa disponibiliza etiquetas sob medida para necessidades de diversos segmentos, como saúde, varejo e logística.
Segundo Vittorio Danesi, CEO da Simpress (foto), o crescimento da empresa tem relação ainda com o entendimento cada vez maior das empresas de que comprar e fazer a gestão de milhares de equipamentos de TI é algo extremamente caro e trabalhoso, que tira o foco da operação principal e sobrecarrega o time de TI. Se, por exemplo, um notebook ou smartphone de um usuário na Faria Lima, na capital paulista, ou em Santarém, no Pará, quebrar, a Simpress garante o conserto ou a troca em menos de 2 dias. Diariamente, a empresa faz mais de 3 mil entregas em todo o Brasil.
Dessa forma, o cliente Simpress não precisa gastar energia buscando uma rede autorizada, assumindo a logística de envio dos devices – e consegue focar nos seus reais objetivos e metas do negócio, além de garantir menor impacto na produtividade do seu usuário. O tema ainda se torna mais crítico quando se pensa em deslocar um profissional de TI das atividades correntes para administrar equipamentos de TI, pois muitas empresas já sofrem com a falta de profissionais de tecnologia. Com o crescimento do trabalho híbrido e do home office, não é viável mandar um analista de tecnologia na casa de cada funcionário para reparar um PC, transportar e personalizar os aparelhos, por exemplo. Além disso, as companhias não precisam desembolsar uma quantia enorme de recursos na compra de aparelhos que ficam obsoletos muito rapidamente.