Simpress cresce 12% fazendo outsourcing de equipamentos de TI

0

Com o outsourcing de equipamentos de tecnologia, a Simpress evoluiu o a receita do primeiro semestre de 2024 em 12%, chegando a R$ 800 milhões brutos. O crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior é superior à receita da empresa em todo o ano de 2020. Com o resultado, a companhia caminha para fechar o ano com receita de mais de 1,7 bilhão de reais. Dessa forma, o segundo semestre deve fechar com faturamento ao redor de 900 milhões de reais, valor próximo ao da receita da empresa em todo o ano de 2021.

O crescimento acelerado da Simpress, que dobrou sua receita nos últimos três anos, tem algumas explicações. A principal delas tem a ver com a ampliação da oferta de soluções por parte da empresa. Lançado pouco antes do início da pandemia, o outsourcing de PCs, notebooks, tablets e smartphones tornou-se o principal motor de crescimento da empresa que nasceu focada no outsourcing de impressão.

As novas frentes de negócio representam atualmente mais de 40% da receita, contra 3% antes da pandemia e 15% durante a pandemia. A expectativa é de que no final de 2025 os negócios de desktops, notebooks, smartphones, impressoras térmicas, coletores de dados e tablets superem os 50% da receita.

Momento de virada

"Algumas mudanças e transformações são inevitáveis e a adesão cada vez maior das empresas ao modelo de outsourcing de equipamento de TI é uma delas. Não faz sentido, inclusive financeiramente, para uma empresa, comprar um computador ou notebook e ter que cuidar dele ao longo do tempo.

As vantagens do outsourcing são tantas que, a partir do momento que uma companhia começa, ela não volta atrás em relação a esse modelo. Estamos confiantes de que chegamos próximos de um momento de virada, em que o outsourcing de notebooks e smartphones vai se tornar dominante, assim como o de impressoras se tornou há mais de duas décadas no país, quando fomos pioneiros nesse modelo de negócio", afirma Vittorio Danesi, CEO da Simpress.

No primeiro semestre de 2024, a frente de PCs da Simpress foi a que mais cresceu, com alta de 40% no período. O número de equipamentos da empresa alocados em seus mais de 2.600 clientes, como Pague Menos, Ânima, Yamaha e Harald, distribuídos por mais de 4.200 cidades em todo o Brasil, também não para de crescer. Nos últimos meses, a Simpress superou a marca de 600 mil dispositivos sob sua gestão. No fim de 2019, eram menos de 200 mil devices. Em 2022, 400 mil.

A solução de outsourcing da Simpress oferece, além da locação, toda a gestão, a entrega de dispositivos personalizados e prontos para uso, todo o suporte e monitoramento necessários para o bom funcionamento dos devices e até a rápida reposição em caso de quebra ou furto. Outras vantagens das soluções da empresa são o atendimento em todo o Brasil com SLA agressivo, soluções completas (englobando diversos serviços) e segurança para garantir a gestão do parque e equipamentos seguros.

Evolução e transformação

A Simpress é a primeira empresa no seu segmento a oferecer a neutralização do carbono emitido pelo consumo de energia elétrica dos equipamentos utilizados pelos seus clientes. A meta da companhia é, até 2030, estar com 100% da base instalada neutralizada. Além da compensação de carbono, o modelo de outsourcing oferecido pela Simpress cuida do descarte correto dos dispositivos, incentiva a economia circular e reduz a aquisição desnecessária de novos equipamentos.

Em constante evolução e transformação, a Simpress tem investido para ser cada vez mais o braço direito da área de TI em um momento de grande transformação digital, crucial para o sucesso de qualquer organização hoje. Mensalmente, a empresa faz cerca de 16 mil expedições de novos devices para todo o Brasil.

No fim do ano passado, a Simpress lançou uma Central de Monitoramento para PCs e notebooks, que oferece monitoramento preditivo para melhorar a experiência dos usuários. Atualmente essa solução já conta com mais de 20 mil equipamentos sob gestão diária do time de monitoramento da Simpress.

No início do ano, a empresa lançou o Digital Workplace, uma plataforma de serviços gerenciados que proporciona, aos seus usuários, melhora na comunicação e aumento de produtividade por meio de soluções de Service Desk, Field Service, Gestão de Ativos e Acessos. Mais recentemente, a Simpress apresentou também sua Fábrica de Etiquetas. Agora, além de fornecer impressoras térmicas e coletores de dados, a empresa disponibiliza etiquetas sob medida para necessidades de diversos segmentos, como saúde, varejo e logística.

Segundo Vittorio Danesi, CEO da Simpress (foto), o crescimento da empresa tem relação ainda com o entendimento cada vez maior das empresas de que comprar e fazer a gestão de milhares de equipamentos de TI é algo extremamente caro e trabalhoso, que tira o foco da operação principal e sobrecarrega o time de TI. Se, por exemplo, um notebook ou smartphone de um usuário na Faria Lima, na capital paulista, ou em Santarém, no Pará, quebrar, a Simpress garante o conserto ou a troca em menos de 2 dias. Diariamente, a empresa faz mais de 3 mil entregas em todo o Brasil.

Dessa forma, o cliente Simpress não precisa gastar energia buscando uma rede autorizada, assumindo a logística de envio dos devices – e consegue focar nos seus reais objetivos e metas do negócio, além de garantir menor impacto na produtividade do seu usuário. O tema ainda se torna mais crítico quando se pensa em deslocar um profissional de TI das atividades correntes para administrar equipamentos de TI, pois muitas empresas já sofrem com a falta de profissionais de tecnologia. Com o crescimento do trabalho híbrido e do home office, não é viável mandar um analista de tecnologia na casa de cada funcionário para reparar um PC, transportar e personalizar os aparelhos, por exemplo. Além disso, as companhias não precisam desembolsar uma quantia enorme de recursos na compra de aparelhos que ficam obsoletos muito rapidamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.