Relatório divulgado pelo IDC sobre o mercado de servidos no segundo trimestre de 2005 aponta a HP na liderança de vendas mundiais pelo décimo terceiro trimestre consecutivo. Segundo o instituto de pesquisas, a receita da empresa gerada pelas vendas de servidores cresceu dez vezes mais do que o mercado, apresentando um crescimento de 11% quando comparada ao mesmo trimestre do ano anterior.
A HP ocupa a primeira posição em nível mundial em receita, com os três principais sistemas operacionais combinados ? Windows, Linux e Unix ?, que representam mais de 95% de todos os servidores entregues durante o segundo trimestre deste ano em todo o mundo.
Com isso, a empresa completa 34 trimestres consecutivos na liderança na América Latina, com 36,8% de participação nas vendas do mercado total de servidores, e 11,1 pontos porcentuais sobre seu concorrente mais próximo, de acordo com o IDC. Segundo o instituto, a HP obteve a liderança em receita proveniente de servidores na região com 34,4% de participação no mercado total de servidores.
No segmento de servidores com arquitetura x86 na América Latina, a HP ampliou sua liderança em vendas, obtendo 38% de participação no segundo trimestre de 2005. Nesse segmento e nesse período, a HP esteve à frente das vendas nas categorias de servidores blade com 43,6% de participação e de servidores com processador AMD Opteron, onde obteve 62,9% de participação.
A base instalada de servidores ProLiant com processadores AMD Opteron é de 2.018 unidades, mais que a soma combinada dos dois concorrentes mais próximos. O segmento de servidores baseados em processadores Opteron cresceu 111% no último trimestre comparado com o trimestre anterior, impulsionado pela HP, que incrementou suas entregas em 241%.
A base instalada de servidores HP BladeSystem na região cresceu 300% em 15 meses. No primeiro trimestre de 2004, vendeu-se o servidor blade de número mil e, depois de 15 meses, em julho, supera-se o registro de 4 mil servidores blade instalados.
De acordo com números do IDC no segundo trimestre de 2005, a HP foi a primeira colocada também no mercado de servidores corporativos com processadores RISC e EPIC, totalizando 41,3% de participação na receita total. Também em primero ranking de máquinas com sistemas operacionais Windows, Linux e Unix, ela alcançou 38,7% de participação de mercado em receita e 37% de participação de mercado em unidades.