Após um início lento e complicado, os serviços de telefonia móvel de terceira geração (3G) na Europa começam a dar sinais de crescimento. Esta é a constatação a que chegou o Yankee Group por meio de uma pesquisa realizada com as principais operadoras de celular da União Européia.
De acordo com o estudo, a escala dos handsets 3G continua a aumentar e a favorecer a queda de preços de aparelhos e serviços, o que pode tornar a 3G uma alternativa mais atraente para os consumidores.
O relatório do Yankee analisou os resultados das operadoras móveis européias no primeiro semestre de 2005. Entre as companhias avaliadas estavam a Orange, TIM, Optimus, TMN, SFR, Vodafone, Telefonica Moviles e H3G. O relatório também projeta a expansão de clientes das operadoras 3G e detalha o impacto positivo que os serviços de dados estão tendo para o aumento das taxas de adoção de serviços 3G.
Apesar disso, e do fato de muitas operadoras estarem oferecendo promoções para incentivar o uso de serviços 3G, a taxa de penetração na base total de clientes ainda representa menos que 2% ? algumas disseram que os serviços 3G respondem por menos que 1%.
De acordo com o estudo, mesmo com o rollout adequado da rede e com a cobertura de 60% a 80% já conseguida, os clientes permanecem relutantes em abraçar a tecnologia 3G. Isso é atribuído à disponibilidade limitada de handsets e à baixa demanda por serviços vídeo baseados em telefonia, além da relutância de algumas operadoras em incentivar a migração de serviços 2G e 2,5G a 3G.
Mesmo com todos esses obstáculos, o estudo do Yankee detectou que as vendas de handsets 3G têm crescido rapidamente. O instituto de pesquisas estima em 95% o aumento das vendas de telefones 3G, o que tem contribuído para o acirramento da competição também nos serviços de voz na região.
As estatísticas sobre o crescimento de uso encorajam as operadoras a investir mais nos serviços 3G, segundo Declan Lonergan, diretor da Wireless/Mobile Europe. "Embora alguns desses serviços sejam oferecidos como promoções especiais para incentivar a adoção, verifica-se um interesse bastante grande por serviços 3G dos chamados early-adopters, na qual a TV móvel é uma das mais promissoras."
As recomendações do relatório do Yankee para as operadoras é que passem a concentrar o foco nos serviços de TV móvel e usem a redes 3G para incrementar a competitividade no mercado de voz corporativo.