O Beacon, sistema de publicidade do Facebook que baseia a exibição de anúncios nas informações pessoais de cada usuário, será aposentado. A decisão vem após a rede social perder um processo judicial em que era acusada de revelar informações de seus usuários. O Facebook também terá que pagar US$ 9,5 bilhões para uma entidade que promove a privacidade na internet.
A plataforma de anúncios causou polêmica entre os usuários do Facebook por não deixar claro o quanto de suas informações era divulgado para fins comerciais. O substituto do Beacon será o Facebook Connect, que desempenha a mesma função, mas deixa para o usuário a decisão do número de informações que será divulgado.
Mesmo com os problemas iniciais, Steven Zuckerberg, CEO do site, declarou estar empolgado com a nova ferramenta, mas disse que ainda será preciso mais trabalho para acertar os últimos detalhes.
Em 2008, quando o Beacon já era considerado um fracasso, o próprio Zuckerberg admitiu que ele havia sido "um grande erro". O Facebook Connect tem feito muito sucesso nos serviços da rede.ucesso nos serviços da rede.
- Respeito à privacidade