Durante um evento voltado a start-ups em Nova York, Robert Scobie, famoso blogueiro de tecnologia americano, revelou que o eBay deve anunciar em breve uma parceria com o Facebook. As informações foram divulgadas pelo TechCrunch, que apurou que a divulgação será feita em duas semanas, durante a conferência sobre o X.commerce – plataforma colaborativa do site de leilões que permite o desenvolvimento de aplicativos para o varejo on-line.
O Paypal já possui um produto que oferece pagamentos pela rede social de Mark Zuckerberg. Especulações levantam a possibilidade de que a nova parceria vai unir os produtos de todas as empresas envolvidas na construção do X.commerce – eBay, PayPal, Magento e GSI Commerce. "Quando o social e o comércio se unirem na internet, grandes coisas serão possíveis e desenvolvedores poderão monetizar os resultados muito rapidamente", afirmou o líder do projeto X.commerce, Naveed Anwar. O blog também especula que o Paypal pode lançar um acordo similar ao da American Express, que automaticamente vincula a conta do cartão de crédito com o Facebook para oferecer ofertas especiais, baseada na recomendações de amigos.
Analistas veem a parceria do eBay com o Facebook como bastante viável. Isso porque, à medida que varejistas e empresas passarem a atuar mais na rede social com aplicativos, jogos e outras experiências, mais a plataforma de pagamentos poderá obter em receita com as transações.