O software NetBase, responsável pelo monitoramento em mídia social na recente campanha eleitoral de Angela Merkel e Barack Obama, chega ao Brasil via parceria com a Polis Consulting, novo negócio do empreendedor Alexander Schmitz-Kohlitz. Baseado em tecnologias que captam 'sentimento' e 'paixão' expressos em textos, o NetBase é um sistema em nuvem que realiza análises de mídia social em tempo real, processando diariamente bilhões de posts que dão a marcas e agências uma forma de monitorar o aqui e agora do mundo digital.
Ele analisa tendências, fornecendo insights para correção instantânea de estratégias de comunicação e gerenciamento de serviços de atendimento ao cliente (via módulo engagement/publishing). "Velocidade, precisão e facilidade de uso são o tripé sobre o qual o NetBase é construído", diz Kohlitz. "Tudo é intuitivo e parametrizável já na hora de definir a pesquisa".
Segundo o empresário, recursos como esses fazem do NetBase solução topo de linha utilizada por uma extensa lista de clientes corporativos que incluem marcas como Coca-Cola, Walmart, Visa, Kraft e grandes agências como Ogilvy, BBDO e WPP.
A estratégia da Polis Consulting para o NetBase no Brasil tem como foco mercados de Varejo, Bens de Consumo, Mídia e setores Público e Político – áreas que angariam benefícios imediatos e sem precedentes com a rapidez da pesquisa em tempo real.
Para Andy Johnson, vice-presidente da NetBase, a dimensão do mercado e o fato de que os brasileiros são aficionados por mídia social fazem do País um campo estratégico para a rede de canais e a expansão internacional da NetBase.