Como as empresas podem garantir a visibilidade sobre a sua TI?

0

O consumo dos recursos tecnológicos nas empresas cresce exponencialmente e é fundamental ter a visibilidade necessária para saber o que acontece na infraestrutura de TI. Justificar os investimentos nesta área crítica sempre é desafiador para as empresas, principalmente porque é necessário ter detalhes sobre como funcionam os dispositivos e as aplicações dentro da rede corporativa, além de poder identificar e como este ambiente está sendo utilizado, monitorado e protegido. Não se pode investir no escuro, sem o conhecimento necessário.

Manter a infraestrutura de TI atualizada não é simples e isso não acontece de uma hora para outra, sem que ocorra o planejamento necessário e precedido da visibilidade abrangente sobre os recursos existentes e utilizados pelas equipes em todos os departamentos. Mesmo em situações de crise – como foi a pandemia -, não ocorre uma movimentação muito forte para os investimentos. Pelo contrário, o que acontece é a retração. No entanto, com a otimização da rede por meio de ferramentas especializadas é possível aumentar o desempenho dos recursos disponíveis e evitar gastos desnecessários.

Mas, como garantir a qualidade da gestão de TI e otimizar os investimentos? Como avançar? A gestão do operacional da TI sempre esteve sob a responsabilidade das equipes técnicas, dedicadas a manter a infraestrutura funcionando e prestando assistência e suporte aos usuários. Fica complicado para a alta gerência e dos CIOs obter o conhecimento sobre tudo o que acontece no ambiente de TI, sendo necessário possuir ferramentas capazes de monitorar os recursos disponíveis, desde os dispositivos, aplicações empresariais e até identificar como os colaboradores fazem uso de tudo isso.

Podemos listar aqui uma infinidade de possibilidades, mas, como enfrentamos a limitação do espaço disponível para um artigo, gostaria de apontar algumas iniciativas que possibilitam aumentar a visibilidade sobre o que ocorre na infraestrutura de TI, facilitando a captação de informações necessárias sobre o que é importante.

– O monitoramento global e centralizado garante visibilidade de todos os equipamentos e aplicações do ambiente de TI, independente do fabricante, em apenas um local. Através de funcionalidades como mapas e alarmes a equipe de suporte terá recursos para agir com maior eficiência e assertividade.

– O acesso a métricas e KPIs garantem conformidade com o SLA, não só em relação ao ambiente de TI, como quaisquer outros indicadores que podem ser medidos e comparados. Tenha uma visão panorâmica de todos os KPIs e uma gestão baseada em dados.

– A gerência de configuração será uma importante aliada na rápida identificação de comandos improcedentes aplicados aos dispositivos e na garantia de conformidade com as políticas de segurança e de TI.

Como a medição e controle destas atividades, as equipes técnicas conseguem oferecer à alta gerência da empresa os relatórios detalhados necessários e sempre atualizados sobre cada uma das etapas das atividades. Isso facilita saber o que funciona, o que é necessário manter, corrigir, atualizar ou descartar. Fica mais fácil apurar os custos envolvidos atuais e futuros e, com isso, promover os investimentos necessários para acompanhar o crescimento do negócio e da organização.

Marco Catunda,  CTO da Telcomanager.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.