A Petronect, marketplace B2B para as cadeias de suprimentos do setor de petróleo e gás, incluindo Petrobras e empresas coligadas, implementou a NIAh, plataforma de IA generativa da Neo & Hypeone, para melhorar a experiência dos fornecedores que acessam seu bot.
O projeto foi implementado em apenas dois meses e já é responsável por 2,2 mil interações no primeiro mês, cerca de 22% do total de atendimentos, tirando dúvidas e realizando procedimentos.
Antes da implantação da NIAh, as respostas enviadas aos fornecedores eram somente por estrutura de menus com textos fixos (FAQs) e dois autosserviços. Não era possível fazer uma pergunta aberta, escrevendo em linguagem natural. Com a adoção da IA Generativa no menu de cadastro de fornecedores e compras e contratações, foi possível que qualquer usuário conseguisse conversar como se estivesse falando com um humano.
. "É como se estivesse conversando com um atendente com uma super base de conhecimento, conseguindo esclarecer todas suas dúvidas no próprio bot e reduzindo a necessidade de transferir o atendimento robotizado para o humanizado", afirma Samuel Souza, diretor administrativo de relacionamento e marketing da Petronect (FOTO).
A NIAh combina duas inteligências artificiais – uma proprietária, e outra generativa – e é específica para o mercado de atendimento e experiência do cliente. Com alta capacidade de aprendizado e adaptabilidade, a plataforma já apresentou em outros projetos aumento de até 18% do FCR (First Call Resolution), que é a solução de um chamado no primeiro contato e reduziu cerca de 21% do tempo médio de atendimento.