A Incentiv, ecossistema de soluções focadas em gerar impacto social positivo, que conecta empresas, pessoas e projetos socioambientais, por meio de leis de incentivo fiscal, firmou uma parceria com a Embratur para incentivar empresas a patrocinar projetos que repercutem positivamente na atração de turistas.
A iniciativa acontece depois de a startup ter sido selecionada para a aceleração EmbraturLAB, em parceria com o Turistech Hub, com objetivo de liderar a agenda da inovação por um turismo mais competitivo e sustentável.
A parceria foi anunciada durante a 5ª edição do Fórum de Investimento em Impacto, realizado em setembro no escritório da PwC Brasil no Rio de Janeiro. O evento é uma iniciativa da Incentiv e da PwC Brasil, com o objetivo de promover conhecimento sobre o universo das leis de incentivo e seus mecanismos, além de favorecer a conexão de empresas que desejam fazer o melhor uso dos recursos destinados ao pagamento de impostos para transformar vidas.
Inovação com impacto positivo
O EmbraturLAB é um espaço de experimentação de soluções inovadoras na promoção do Brasil, focado na experiência do turista estrangeiro no país. O objetivo é melhorar a experiência e solucionar os problemas enfrentados pelos turistas que visitam o Brasil, por meio do uso de tecnologia, dados e em conexão com a agenda ESG (Environmental, Social and Governance). A organização identificou os desafios do setor e, por meio dos programas de aceleração, buscaram soluções a fim de identificar quem as execute, com testes e validação das iniciativas.
O programa de aceleração é desenvolvido em parceria com o Turistech Hub, líder em inovação no turismo do Brasil, que tem como função identificar negócios inovadores com impacto positivo em ampla escala na competitividade e sustentabilidade do turismo e conectar soluções de startups com o desafio do setor.
Em 2023, a parceria já resultou na aceleração das oito startups, entre 180 inscritas, que apresentaram ideias que foram desde a criação de roteiros para afroturismo e de plataformas para unir turistas que viajam sozinhos, até o uso de chips virtuais para melhorar a comunicação de turistas estrangeiros em solo brasileiro.