O grupo Carrefour anunciou que irá lançar na França um serviço de telefonia móvel pré-paga no mês que vem. O serviço, batizado de Carrefour Mobile, estará disponível a partir de 8 de novembro, usando a rede de telefonia da Orange, operadora de telefonia móvel da France Telecom.
Para oferecer o serviço aos clientes, o Carrefour adquiriu minutos no atacado de redes de telecomunicações, uma forma de transação geralmente definida como operadora virtual de rede móvel (MVNO, em inglês). Embora a participação de mercado das MVNOs, muitas das quais começaram a operar na França nos últimos dois anos, seja ainda bastante pequena, a entrada do grupo nesse segmento faz parte de sua estratégia para diversificar fontes de receita e estimular a venda de produtos não alimentícios, que incluem também pacotes de férias, apólices de seguros e ingressos para ópera.
A estratégia do Carrefour com a entrada no mercado de serviços de telefonia móvel na França segue a da cadeia rival de supermercados Auchan, e surge depois de o Carrefour ter lançado o serviço na Bélgica no começo do ano, usando a rede da BASE, controlada pelo grupo holandês de telecomunicações KPN .
Os clientes pagarão 0,39 centavos de euro por minuto em ligações na França, e 10 centavos de euro por mensagem de texto, o que fará do serviço do Carrefour a oferta de telefonia móvel mais barata do mercado do país, segundo a empresa, que também venderá celulares das marcas Sagem, Samsung e Motorola. Os produtos Carrefour Mobile serão vendidos nos 220 hipermercados do varejista na França e poderão ser expandidos para outros países no futuro.