A Telecom Italia investirá até 9 bilhões de euros (US$ 11,4 bilhões) nos próximos dez anos para aperfeiçoar sua rede de banda larga na Itália. O anúncio foi feito no domingo (22/10) pelo presidente-executivo da companhia, Riccardo Ruggiero, em entrevista ao jornal Corriere della Sera. Ele disse que a operadora a pretende levar uma rede de fibra óptica com 50 megabytes de capacidade às casas dos consumidores para vender uma quantidade cada vez maior de conteúdo.
A modernização da rede mais que dobrará a oferta atual de 20 megabytes via linhas ADSL. A estratégia da Telecom Italia é similar a que está sendo implementada por sua rival Fastweb, que construiu uma rede de fibra ótica naquele país nos últimos sete anos.
No mês passado, a Telecom Italia já havia anunciado uma mudança estratégica no seu foco para banda larga e mídia. A operadora irá se separar em três, criando novas unidades que ficarão encarregadas por rede fixa, móvel e operações de multimídia em banda larga.
Fontes próximas da operadora disseram que a divisão do grupo pode levar à venda de parte ou de toda a TIM, possivelmente colocando a última operadora celular italiana em mãos estrangeiras. "Nunca houve conversa sobre uma venda, mas de uma reorganização", enfatizou Ruggiero ao jornal italiano. O executivo informou que a companhia está trabalhando no que ele chamou de "hipótese" de colocar parte das operações móveis em uma unidade diferente.