Mesmo sob investigação no Brasil pela Receita e pela Polícia Federal, por supostas irregularidades na importação de produtos, a Cisco Systems anunciou nesta terça-feira (23/10) a compra, por US$ 330 milhões em dinheiro, da Navini, fabricante de equipamentos para montar redes sem fio WiMAX.
O negócio, previsto para ser concluído no segundo trimestre fiscal de 2008 da Cisco, é a décima aquisição da empresa neste ano e a terceira maior da companhia. Em maio, a Cisco finalizou a compra da empresa de videoconferência pela internet WebEx Communications por US$ 3 bilhões.
A Cisco planeja integrar os negócios da Navini à sua unidade wireless, embaixo dos negócios Ethernet e Wireless Techonology Group. A Navini está na fase de migração de seus clientes da plataforma CDMA para sua solução de WiMAX móvel (802.16e OFDMA), via software. OFDM/OFDMA é a tecnologia subjacente da interface aérea Flo, da Qualcomm, a base da rede MediaFLO que a empresa está implantando nos EUA e é usada em combinação com CDMA para CDMA2000 1xEVDO Platinum Multicast.
A Navini lançou seu primeiro produto em 2003. Hoje, a operadora australiana Unwired é a maior cliente da empresa, com 70 mil usuários, que estão sendo transferidos para a nova plataforma de WiMAX. No Brasil, os principais clientes são Computech e Maxiweb na banda não licenciada de 2,4 GHz, a mesma usada para Wi-Fi. A empresa começou a atuar no mercado brasileiro há um ano, de olho no potencial de clientes para banda larga móvel.