Neste mês de outubro, comprar pela internet continua mais barato para várias categorias de produtos. Entretanto, o índice e-Flation apurado no mês representa o menor valor de deflação nos últimos quatro meses, sinalizando uma redução no ritmo da queda dos preços.
Os preços dos produtos vendidos pela rede registraram, em média, deflação de 0,20%, segundo o indicador elaborado pela escola de negócios da Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com a consultoria Canal Varejo, divulgado nesta terça-feira (23/10).
A maior queda no período foi registrada pela categoria de CDs e DVDs, com deflação de 7,54%, seguida por telefonia que registrou 6,39%. Num ritmo menor, também tiveram queda de preços as categorias perfumaria (2,02%), informática (0,52%), linha branca (0,15%) e automóveis (0,24%).
Mas o e-Flation também apontou inflação no mês de outubro. Foram os casos das categorias livros, com 3,50%, eletroeletrônicos, com 1,73%, viagem e turismo, com 1,56%, produtos para casa, com 1,28%, e brinquedos, com 0,59%.
Segundo o professor Claudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Provar/FIA, a desaceleração nos índices pode ser explicada pela proximidade das festas de fim de ano, notoriamente, um período de lançamentos de produtos e de vendas elevadas no varejo.
Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de campeões de vendas.
A aferição da inflação para automóveis nas vendas online é elaborada à parte, servindo como fonte de dados os sites das montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos modelos populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes são considerados os mais vendidos. A análise é realizada na primeira semana de cada mês.