O mercado mundial de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês) tende a atingir US$ 6,4 bilhões neste ano, cifra 27% superior a do ano passado, quando faturou US$ 5,1 bilhões. Até 2012, essa modalidade de venda de software movimentará cerca de US$ 14,6 bilhões, mais do que o dobro deste ano, segundo estudo divulgado pelo Gartner.
O instituto de pesquisas aponta que as soluções de SaaS estão com a demanda aquecida, gerando grande interesse por esse tipo de plataforma de software e com a entrada de novos fornecedores que oferecem maior variedade de soluções, confirmando a tenddência de adoção pelas empresas usuárias.
"A popularidade da implementação do modelo sob demand tem aumentado significativamente nos últimos quatro anos. As primeiras preocupações sobre segurança, tempo de resposta e disponibilidade de serviços têm diminuído para muitas organizações, ao passo que os negócios de SaaS e modelos de computação têm amadurecido. Assim, sua aprovação se tornou onipresente", afirmou Sharon Mertz, diretora de pesquisa do Gartner.
Para ela, os segmentos de mercado nos quais o SaaS apresentará crescimento mais acelerado serão de escritórios e de criação de conteúdos digitais. O primeiro crescerá 99,2% entre 2007 e 2012, movimentando US$ 1,9 bilhão, enquanto o segundo apresentará evolução de 96,1% no período.O mercado de conteúdo, colaboração e comunicação, passará de US$ 2,1 bilhões neste ano para US$ 4,7 bilhões em 2012.
Outro que também terá papel importante para as cifras geradas pelas aplicações empresarias de SaaS é o mercado de CRM. De acordo com o Gartner, as receitas de SaaS com CRM devem ultrapassar a casa de US$ 1,7 bilhão neste ano e superar US$ 3,2 bilhões em 2012.
Naquele ano, aplicativos on-line como o Google Apps, Zoho, Adobe Buzzword e ThinkFree representarão 9% da receita total de softwares, de acordo com a consultoria.