Atualmente, 52% dos acessos à internet por celular são realizados por meio do iPhone, enquanto os aparelhos da Nokia respondem por 33%, entre os quais o modelo N 95 é responsável por 17%. Os números são da Predicta, que divulgou os resultados preliminares de uma pesquisa sobre acesso móvel à internet nesta quinta-feira, durante o 1º Fórum Móbile+, Mobilidade + Negócios, realizado pelas revistas TELETIME E TI INSIDE, e organizado pela Converge Eventos.
De acordo com Claudia Woods, diretora de Inteligência e Marketing da Predicta, consultoria especializada em avaliar ações de marketing na web, o iPhone foi responsável por elevar os acessos móveis à internet no Brasil, os quais, aponta a executiva, registraram um grande salto desde o lançamento oficial da smartphone da Apple no país.
"Com a moda do iPhone, e sua usuabilidade fácil, as pessoas passaram a demonstrar maior interesse em utilizar a internet pelo celular. O lançamento dele trouxe visibilidade para esse mercado", avaliou Claudia.
A executiva revelou que os acessos à internet pelo celular são maiores nos fins de semana, quando esse tipo de acesso chega a superar as conexões fixas. Entretanto, a usuário móvel é menos paciente e tem uma média de 1,7 página visitada, enquanto o internauta fixo visita em média 2,2 páginas. "Porém, quando focamos no iPhone, percebemos que esse número salta para 2,7. Superando até a internet fixa", comentou Claudia.
Outra dado interessante da pesquisa é que, enquanto os usuários de internet fixa acabam realizando acessos diretos às páginas em 92% das vezes, passando por sites de buscas em 6% das conexões, o usuário de celular faz o acesso direto em 97,5% das vezes. "O usuário móvel não quer caminho alternativo para entrar no site", afirmou Claudia.
"Dessa forma, se uma campanha de marketing quiser fazer sucesso com clientes de internet via celular, ela deve ser direta, customizada e, de preferência, ser enviada durante os fins de semana para os consumidores. Assim, a possibilidade de sucesso é maior", concluiu Claudia.