Seguindo as suas estratégias de responsabilidade social, a SAP e a IBM anunciaram nesta quinta-feira, 23, que firmaram um acordo de três anos de duração com o objetivo de expandir dois programas em países da América Latina. O primeiro deles visa ajudar a obter habilidades de leitura e pronúncia em inglês. Trata-se do programa "IBM Reading Companion", baseado em software de reconhecimento de voz, desenvolvido pela IBM Research e que pode ser acessado através do site www.readingcompanion.org.
O outro programa, chamado "MUAN", foi elaborado a partir de um software desenvolvido por uma organização não-governamental (ONG) brasileira, concebido também com propósitos educativos, e que permite a rápida criação, edição, manipulação e visualização de animações utilizando câmeras de vídeo ou webcams conectadas ao computador.
A SAP e a IBM selecionaram uma ONG em cada um dos países onde os projetos serão implementados. Na Argentina, a AFS Programas Interculturales; na Colômbia, a Dividendo por Colombia; no México, o Centro Juvenil Promoción Integral (Cejuv); e no Brasil, a Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais (Avape). A IBM será responsável pela execução dos programas em cada um dos quatro países e a SAP patrocinará essa tarefa, ao mesmo tempo em que estimulará seus funcionários para que desenvolvam projetos de voluntariado junto às ONGs.
"Estamos muito contentes em estabelecer esta aliança social com a SAP. Essa parceria nos brinda com a possibilidade de otimizar nossos recursos em benefício da comunidade latino-americana", afirmou Patricia Menezes, executiva de cidadania corporativa da IBM para América Latina.
Para Cláudia Cortés, diretora de comunicações corporativas da SAP para América Latina, "as empresas privadas têm a obrigação de serem socialmente responsáveis em todos os aspectos. Tanto IBM quanto SAP são conscientes desse forte compromisso com as sociedades onde operam e atuam e prova disso é essa iniciativa".
Na Argentina e Colômbia, onde o objetivo é ensinar inglês para crianças de comunidades menos favorecidas, buscando assim oferecer a oportunidade de um futuro melhor, estima-se que a iniciativa beneficiará, respectivamente, 5 mil e 10 mil estudantes, além de 240 professores colombianos.
No Brasil, a Avape, que tem como foco a capacitação de pessoas com deficiência, espera treinar 9 mil participantes. Por fim, no México, onde serão implementados os programas MUAN e Reading Companion e onde a ONG selecionada já é especialista em integrar ferramentas visuais no processo de educação e reabilitação social, a estimativa é capacitar 13 mil crianças de comunidades vulneráveis, além de 450 professores.