Governo do Espírito Santo estabelece nova política de TI

0

Foi publicada na segunda-feira, 22, no Diário Oficial do Espírito Santo, a nova Política Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Peti), cuja meta é alinhar a tecnologia da informação e comunicação (TIC) ao plano estratégico do governo do Estado.

Dentre os objetivos da medida estão a expansão das atividades de governo eletrônico e o aumento da eficiência dos serviços públicos. A nova política também estabelece definições para sistemas corporativos (utilizados por todos os órgãos para o cumprimento de suas ações) e para sistemas finalísticos (responsáveis pela principal atividade de cada órgão). A Peti ainda estipula o papel dos sistemas estratégicos e dos serviços corporativos de TIC.

De acordo com a nova política de TI, será elaborado o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) para estabelecer o nível de prioridade dos projetos da área relacionados com o planejamento estratégico do governo do Estado. A Peti cria regras para as seguintes iniciativas: prestação de serviços; processo de aquisição e gestão de contratos; aprovação de projetos; segurança da informação; desenvolvimento de competências em TIC e uso de software livre.

Também foi estabelecida a criação do Conselho Superior de Tecnologia da Informação e Comunicação (CSTI), o qual será responsável por aprovar o PDTI e por estabelecer as diretrizes para o uso de recursos e serviços de TIC na administração pública estadual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.