Foi publicada na segunda-feira, 22, no Diário Oficial do Espírito Santo, a nova Política Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Peti), cuja meta é alinhar a tecnologia da informação e comunicação (TIC) ao plano estratégico do governo do Estado.
Dentre os objetivos da medida estão a expansão das atividades de governo eletrônico e o aumento da eficiência dos serviços públicos. A nova política também estabelece definições para sistemas corporativos (utilizados por todos os órgãos para o cumprimento de suas ações) e para sistemas finalísticos (responsáveis pela principal atividade de cada órgão). A Peti ainda estipula o papel dos sistemas estratégicos e dos serviços corporativos de TIC.
De acordo com a nova política de TI, será elaborado o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) para estabelecer o nível de prioridade dos projetos da área relacionados com o planejamento estratégico do governo do Estado. A Peti cria regras para as seguintes iniciativas: prestação de serviços; processo de aquisição e gestão de contratos; aprovação de projetos; segurança da informação; desenvolvimento de competências em TIC e uso de software livre.
Também foi estabelecida a criação do Conselho Superior de Tecnologia da Informação e Comunicação (CSTI), o qual será responsável por aprovar o PDTI e por estabelecer as diretrizes para o uso de recursos e serviços de TIC na administração pública estadual.