Um novo estudo da Juniper Research descobriu que as receitas geradas pelas plataformas de varejo da IoT excederão US$ 4,3 bilhões até 2023, acima dos estimados US$ 890 milhões em 2018.
De acordo com a pesquisa, "IoT no varejo: estratégias e previsões para varejistas e fornecedores de plataformas 2018-2023", desafiando as condições de varejo, exacerbada pela forte concorrência no setor varejista, o aumento do comércio eletrônico ("o efeito Amazon") e os custos de locação em espiral estão agindo como um "fator de impulso" para os varejistas adotarem as plataformas de IoT.
A pesquisa descobriu que a implementação da plataforma IoT permitirá que os varejistas liberem eficiências, particularmente na cadeia de suprimentos, o que melhorará as margens operacionais. A Juniper antecipa que esse impulso pela eficiência levará o número total de ativos conectados à plataforma de IoT para quase 25 bilhões de unidades até 2023, acima dos pouco mais de 5 bilhões em 2018.
Software ERP: US$ 13 bilhões até 2023
O relatório afirma que a ascensão de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) atraentes, alavancando os sensores IoT para melhorar a utilização de recursos, impulsionará rapidamente o gasto geral de software de varejo da IoT, com gastos anuais de varejo nessas soluções de ERP atingindo mais de US$ 13 bilhões até 2023.
O autor da pesquisa, Nick Maynard, explicou que "os varejistas estão enfrentando uma tempestade perfeita de pressões e desafios, cuja implementação da IoT pode ajudá-los a navegar com sucesso. Os provedores de ERP e de plataforma de varejo são uma proposta atraente para permitir a transformação bem-sucedida da IoT".
RFID
A pesquisa também realizou uma avaliação da medida em que os varejistas implementaram as várias tecnologias, com base em fatores como clareza tecnológica, barreiras de custos e implantações existentes. Esta avaliação constatou que a RFID continuará a ter o maior impacto no espaço de varejo.
Isso se deve ao impacto positivo que a implementação da RFID pode ter, não apenas nas operações logísticas e de armazenamento, mas também como parte das experiências de compras "Just Walk Out" (Amazon Go). As tecnologias de otimização de recursos e sensor de calor também foram altamente maduras e prejudiciais.