UB Sistemas desenvolverá sistema de risco do ABN Amro Real

0

A UB Sistemas, em consórcio com a Prodacon, venceu concorrência para desenvolvimento de sistema de risco operacional para o ABN Amro Real, software capaz de atender aos requisitos do acordo Basiléia II, que fixou normas para a operação dos bancos em âmbito internacional. O valor do contrato não foi revelado.

A software house, que disputou com outras nove empresas, entre companhias nacionais e internacionais, já iniciou os trabalhos e têm prazo de dez meses para concluir o sistema, que estará acessível a todos os gestores de risco operacional do banco no país e gerará informações para o sistema corporativo da matriz, sediada em Amsterdã, na Holanda.

O diretor executivo da UB Sistemas, Othederaldo de Araújo Silva Júnior, diz que esse é um dos mais relevantes projetos de risco operacional do país e que a empresa foi escolhida ?devido à sua especialização nos assuntos risco operacional e Basiléia II. ?A isso, somou-se a qualidade do nosso projeto, que se equipara ao sistema mundial do ABN Amro Bank.?

O sistema será desenvolvido em Java e com banco de dados Oracle e incluirá funcionalidades para cadastramento de processos, identificação dos riscos operacionais, qualificação de riscos e controles, instrumentos de RSA (Risk Self Assessment, ou auto-avaliação de riscos), registro de perdas esperadas e imprevistas, indicadores-chave de risco, tudo em conformidade com o acordo da Basiléia.

Para Silva Júnior, o risco operacional é item que requer cuidado pela complexidade e por ser algo novo e em fase inicial de aplicação. ?Existem três metodologias para o cálculo desse risco: básica, padronizada e avançada. É nesta última metodologia, entretanto, que residem os maiores desafios e onde podem ser obtidos benefícios significativos na redução da alocação de capital para cobertura de perdas por falhas.?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.