As vendas mundiais de telefones celulares totalizaram 205,4 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2005, de acordo com uma pesquisa divulgada hoje (23/11) pelo Gartner. O resultado é 22% maior que o obtido no mesmo período de 2004. O número representa o maior recorde de vendas trimestral registrado pelo Gartner desde 2001. O próximo trimestre deve apresentar bons resultados. O instituto prevê que as vendas mundiais de celulares devem alcançar 810 milhões de unidades em 2005.
?As vendas de telefones celulares vêm crescendo ano a ano em todas as regiões do mundo, tanto nos mercados mais maduros, como a Europa e a América do Norte, quanto nas regiões emergentes", disse Carolina Milanesi, analista de pesquisa de terminais móveis do Gartner.
A Nokia, segundo o levantamento, continuou liderando o mercado com um sólido desempenho no período em nível mundial, em especial na Europa e na região da Ásia-Pacífico, ao contrário das Américas do Norte e Latina, que apresentaram um volume de vendas mais baixo. Durante o trimestre, a fabricante finlandesa lançou dez modelos de aparelhos, cinco com tecnologia GSM e cinco CDMA. As vendas de terminais com tecnologia WCDMA da empresa continuaram a mostrar força no Mercado como o modelo Nokia 6680, oferecido por operadoras como a Vodafone no Japão.
O estudo mostra que a Motorola, por sua vez, também experimentou um grande crescimento de mercado, o que fez com que ficasse passasse a ocupar a segunda posição no ranking mundial no terceiro trimestre de 2005. Motorola obteve um bom desempenho com o aparelho RAZR, cujas vendas, somente em setembro, alcançaram 12 milhões de unidades. A Samsung, embora mais distante da Motorola, ficou em terceiro lugar, com a venda total de 25,7 milhões de telefones, o que lhe dá um market share mundial de 12,5%.
Em relação às regiões, a Europa registrou vendas de aproximadamente 40 milhões de unidades, devido principalmente à troca de aparelhos. "Os novos modelos que chegaram à Europa continuaram atraindo os usuários, embora os fabricantes tenham lançados poucos modelos. Operadoras na Alemanha e na Itália tiveram um trimestre excelente, como a adição de mais de 1 milhão de novos assinantes", diz Milanesi.
Já as regiões do Oriente Médio e África registraram vendas muito próximas da Europa com 39,7 milhões de unidades, um crescimento de 40% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. Rússia, Ucrânia, Polônia, África do Sul, Nigéria e Turquia foram os marcados que apresentaram o maior crescimento.
A região da América do Norte, por seu lado, apresentou um ligeiro crescimento, atingindo a marca de 36,3 milhões de unidades, embora tenha significado um expressivo aumento em comparação com o segundo trimestre. "A despeito da queda no crescimento de novos assinantes, o crescimento das vendas de dispositivos móveis ficaram acima de 800 mil unidades, graças ao incremento do churn ? a troca de operadora pelos usuários", diz Hugues De La Vergne, analista da área de terminais móveis do Gartner.
No tocante à América Latina, as vendas de telefones móveis no terceiro trimestre de 2005 atingiram 26,1 milhões de unidades, um crescimento de 46% em relação ao mesmo período do ano passado. O Brasil continuou respondendo por mais de um terço do volume regional total, embora com vendas significativamente menores do que o registrado no segundo trimestre. Essa foi a mesma taxa de crescimento de novos assinantes das operadoras móveis do país.
Em termos de unidades, o maior crescimento foi registrado na região Ásia-Pacífico, que alcançou a marca de 52,2 milhões de telefones móveis vendidos, um crescimento de 27% sobre o mesmo período do ano passado. Todos os países da região experimentaram um excelente crescimento, em especial a Índia e a China. Ao contrário desses países, no Japão foram vendidos 11,3 milhões de telefones móveis no terceiro trimestre, o que significou um pequeno crescimento de 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar disso, foi o país onde se registrou a maior expansão de handsets WCDMA e de Personal Digital Cellular (PDC), com um crescimento de 42,8%.