Os sites e?commerce Submarino e Lojas Americanas comunicaram nesta quinta-feira, 23/11, a assinatura de uma acordo de fusão, criando uma nova empresa: B2W Companhia Global do Varejo, que atuará por meio de diversos canais de distribuição – televendas (com anúncios por televisão e catálogos), televisão, catálogos, quiosques e Internet.
Segundo comunicação dos controladores, ?a B2W será capaz de gerar valor continuamente para sua base acionária, seus clientes e seus associados – dadas sua maior escala, escopo abrangente e ampla oferta de produtos e serviços?.
O acordo de fusão será apresentado aos acionistas do Submarino e ao controlador integral de Americanas.com, em assembléias gerais extraordinárias (AGEs) para aprovação.
A B2W quer competir com as principais empresas de varejo brasileiro em um mercado estimado em R$ 200 bilhões, segundo últimos dados do IBGE.
O faturamento bruto combinado nos primeiros nove meses de 2006 foi de R$ 1,6 bilhão (R$ 563 milhões do Submarino e R$ 1 bilhão da Americanas.com); com Ebtida no mesmo período de R$ 133 milhões (R$ 40 milhões do Submarino e R$ 93 milhões da Americanas.com).
Ambas as administrações têm a expectativa de conseguir sinergias significativas como resultado da transação, com ganhos em receita baseada na premissa de maior oferta de produtos e serviços aos clientes atuais do Submarino e Americanas.com.
?Espera-se também que, com a fusão, seja possível o desenvolvimento e crescimento de receitas com serviços, tais como viagens online e venda de ingressos. A empresa combinada espera apropriar-se de sinergias com valor presente líquido de aproximadamente R$ 800 milhões?, afirma o comunicado dos controladores.
Espera-se que a fusão seja concluída até 31 de dezembro de 2006, estando ela sujeita à aprovação dos acionistas e avaliação de agências regulatórias Até que a operação seja concluída as empresas seguirão com suas operações de forma independente.