Comgás padroniza informações gerenciais com sistema de BI

0

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) está prestes a completar a implementação de sua estratégia de gerenciamento de informações que contempla, entre outros aspectos, a disponibilização data warehouse para prover informações gerenciais a todas as áreas da empresa.

Conduzido pelas áreas de planejamento estratégico e TI da companhia, o projeto utilizou soluções da Cognos de business intelligence e performance management. A Comgás utiliza todos os módulos das soluções fornecidas pela empresa canadense, totalizando 150 licenças para mais de 120 usuários. Ainda neste ano, a empresa deve iniciar a migração para o sistema de BI Cognos 8.

?O projeto, iniciado em 2006, sempre esteve na meta da companhia. Por isso começamos a implementar diversos projetos com a Cognos, centralizando as informações numa base única corporativa?, lembra Márcia Maria Cabral, líder de dados e informação da Comgás. No ano passado, a empresa adotou a solução Report Net, voltada para toda a corporação, mediante sua necessidade e demanda. Grande parte das informações está na intranet, num portal de BI, totalizando cem licenças, com expectativa de aumentar para mais 50 no próximo ano.

A Comgás também adquiriu as soluções Power Play, Cognos Method Management, Decision Stream, Vizualizer e Planning. De acordo com Márcia, o projeto reduziu o volume de catálogos e melhorou o desempenho no gerenciamento para os consultores e analistas. ?Construímos um metadados com práticas da Cognos, eliminando acesso a dados de sistemas transacionais, permissão a acesso às pastas e a necessidade de fazer migração nas estações de trabalho dos usuários. Isso porque o acesso ao Report Net é via web, o que também possibilita o gerenciamento de relatórios na intranet da Comgás?, explica ela.

Antes de dar o salto para a meta planejada, o desafio, entre os anos de 2002 e 2003, foi criar um data warehouse capaz de extrair informação desse repositório de dados, batizado de Buc (base única corporativa), integrado com a intranet por meio do portal Cognos. Isso, segundo a empresa, deu um salto qualitativo na busca de informações antes acessadas nos vários sistemas corporativos da Comgás (ERP, billing, CRM, laboratórios).

Para Márcia, um dos principais benefícios da padronização é a flexibilidade e facilidade no uso da tecnologia. ?Antes, o sistema de BI era pouco utilizado pelo usuário. Conseguimos trazê-lo para o mundo Cognos assim que implantamos o Buc e o portal de BI. Com isso, a empresa deixou de utilizar uma grande quantidade de planilhas Excel.?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.