A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) está prestes a completar a implementação de sua estratégia de gerenciamento de informações que contempla, entre outros aspectos, a disponibilização data warehouse para prover informações gerenciais a todas as áreas da empresa.
Conduzido pelas áreas de planejamento estratégico e TI da companhia, o projeto utilizou soluções da Cognos de business intelligence e performance management. A Comgás utiliza todos os módulos das soluções fornecidas pela empresa canadense, totalizando 150 licenças para mais de 120 usuários. Ainda neste ano, a empresa deve iniciar a migração para o sistema de BI Cognos 8.
?O projeto, iniciado em 2006, sempre esteve na meta da companhia. Por isso começamos a implementar diversos projetos com a Cognos, centralizando as informações numa base única corporativa?, lembra Márcia Maria Cabral, líder de dados e informação da Comgás. No ano passado, a empresa adotou a solução Report Net, voltada para toda a corporação, mediante sua necessidade e demanda. Grande parte das informações está na intranet, num portal de BI, totalizando cem licenças, com expectativa de aumentar para mais 50 no próximo ano.
A Comgás também adquiriu as soluções Power Play, Cognos Method Management, Decision Stream, Vizualizer e Planning. De acordo com Márcia, o projeto reduziu o volume de catálogos e melhorou o desempenho no gerenciamento para os consultores e analistas. ?Construímos um metadados com práticas da Cognos, eliminando acesso a dados de sistemas transacionais, permissão a acesso às pastas e a necessidade de fazer migração nas estações de trabalho dos usuários. Isso porque o acesso ao Report Net é via web, o que também possibilita o gerenciamento de relatórios na intranet da Comgás?, explica ela.
Antes de dar o salto para a meta planejada, o desafio, entre os anos de 2002 e 2003, foi criar um data warehouse capaz de extrair informação desse repositório de dados, batizado de Buc (base única corporativa), integrado com a intranet por meio do portal Cognos. Isso, segundo a empresa, deu um salto qualitativo na busca de informações antes acessadas nos vários sistemas corporativos da Comgás (ERP, billing, CRM, laboratórios).
Para Márcia, um dos principais benefícios da padronização é a flexibilidade e facilidade no uso da tecnologia. ?Antes, o sistema de BI era pouco utilizado pelo usuário. Conseguimos trazê-lo para o mundo Cognos assim que implantamos o Buc e o portal de BI. Com isso, a empresa deixou de utilizar uma grande quantidade de planilhas Excel.?